Foto: Matthew Hurst/ Flickr
Qual o lugar mais seguro de um avião em caso de acidentes? A resposta, infelizmente, depende do tipo de acidente.
“Cada incidente ou acidente é único”, afirma Alison Duquette, porta-voz da Administração Federal de Aviação dos EUA. Impacto poderia vir de uma queda, uma aterragem de água ou uma colisão de pista, por exemplo.
Apesar da entidade National Transportation Safety Board não manter estatísticas relativas a bancos seguros, dois meios de comunicação fizeram um levantamento e chegaram à respota.
Em 2007, o Popular Mechanics analisou os dados do NTSB para cada acidente de avião comercial nos EUA desde 1971 que teve sobreviventes e vítimas fatais.
Assentos na parte de trás do avião e atrás da saída de emergência da asa tiveram uma taxa de sobrevivência de 69%, enquanto assentos sobre a asa tiveram taxa de sobrevivência de 56%.
Uma segunda análise em 2015, para a qual pesquisadores da revista Time utilizaram 35 anos de dados da FAA, encontraram resultados semelhantes. O grupo reduziu sua pesquisa a 17 acidentes que datam de 1985 que teve o mesmo número de mortos e sobreviventes e para que os cartões do assento estavam disponíveis.
Assentos localizados na traseira da aeronave tiveram uma taxa de fatalidade mais baixa (32%) que assentos na frente (38%) do avião.
O menos seguro eram assentos do corredor na metade da cabine, que teve uma taxa da fatalidade de 44%.
Os pesquisadores do Time observaram que as circunstâncias específicas de um acidente podem tornar essas médias irrelevantes. Mas em geral, a parte de trás do avião é o lugar para estar.
Claro, existem maneiras de aumentar suas chances de sobrevivência, não importa onde você está sentado. Preste atenção ao briefing de segurança e saiba o número de linhas para sua saída mais próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário