Entre os 81 inquéritos abertos pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) com base nas delações premiadas da Odebrecht, 58 - o equivalente a 71% - são motivados acusações de pagamento de caixa 2.
De acordo com levantamento feito pela Agência Brasil, os outros 23 inquéritos (29%) são relacionados a acusações de pagamento de propina para facilitar contratos e licitações da empreiteira Odebrecht com o poder público ou para aprovar medidas em tramitação no Congresso Nacional que beneficiariam a construtora.
Na maior parte das acusações de caixa 2, os delatores relataram em seus depoimentos ao Ministério Público Federal (MPF) que a empresa esperava contrapartidas no futuro para compensar o pagamento de recursos não contabilizados para campanha eleitoral.
O ex-presidente da construtora, Marcelo Odebrecht, estimou em sua delação que 75% das campanhas políticas no Brasil eram financiadas por caixa 2. "A questão do caixa dois virou um ciclo vicioso", disse. Foto:José Cruz/Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário