Entre estes exclusos está o chamado “Apocalipse de Pedro”. Embora conheçamos a versão de João, um dos livros mais enigmáticos da Bíblia, este não foi o único a estar disponível para os primeiros cristãos.
Até o final do século XIX, o “Apocalipse de Pedro” era dito ser conhecido apenas por referências e que não possuía sequer um fragmento completo de texto. No entanto, estes escritos apareceram no Fragmento Muratoriano (ou fragmento de Muratori), um dos mais antigos livros canônicos que compõem a lista do Novo Testamento. Mais precisamente, o fragmento muratoriano diz que em muitas igrejas o Apocalipse de Pedro nunca foi lido.
Em escavações realizadas no Egito entre 1886 e 1887, uma versão incompleta dessa curiosa revelação escrita em grego foi encontrada. Em 1910, outra escrita em etíope também foi achada, sendo posteriormente traduzida para o grego. Ambos os documentos diferem em alguns pontos, especialmente nas datas, o que fez alguns estudiosos discordarem sobre alguns elementos. Leia tudo aqui em http://www.jornalciencia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário