> TABOCAS NOTICIAS : Palco de Peru x Brasil teve 312 mortes em maior tragédia do futebol mundial

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Palco de Peru x Brasil teve 312 mortes em maior tragédia do futebol mundial

Pedro Ivo Almeida**Do UOL, em Lima (Peru)
Reformado em 2011, Estádio Nacional de Lima receberá jogo desta terça-feira (15)

Após reencontrar o Mineirão do 7 a 1 na última semana, a seleção brasileira se prepara para pisar em mais um estádio histórico nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Nesta terça-feira (15), o time de Tite encara o Peru no estádio que foi palco da pior tragédia de todos os tempos no futebol mundial.

Em maio de 1964, o Estádio Nacional de Lima viu 312 torcedores morrerem – e outros 500 ficarem feridos – em uma confusão durante o duelo entre Peru e Argentina, em torneio classificatório para os Jogos Olímpicos daquele ano – realizados em Tóquio.

O tumulto começou quando o árbitro uruguaio Ángel Eduardo Pazos anulou o gol de empate da seleção da casa aos 39 minutos do segundo tempo – Argentina vencia por 1 a 0. A decisão irritou um torcedor, que invadiu o campo e tentou agredir o juiz. A polícia entrou em ação e prendeu o invasor. Mas não conseguiu conter as dezenas de pessoas que fizeram o mesmo em seguida e transformaram o gramado em um cenário de guerra.

A confusão cresceu. Os policiais, então, arremessavam bombas de gás lacrimogênio, atiravam balas de borracha e soltava cães na direção das arquibancadas. O tumulto se alastrou e deixou em pânicos os mais de 47 mil presentes – eles corriam para deixar o estádio, mas muitas portas se encontravam trancadas. Foi, então, que a tragédia ganhou proporções ainda maiores.

Sem conseguir fugir da polícia e, ao mesmo tempo, diante de grades de ferro fechadas, as pessoas eram pisoteadas.

Divulgação/Arquivo Peru
Desespero do público presente ao jogo de 1964 tentando fugir da confusão formada

"Ordenei que jogassem algumas bombas. Nunca imaginei consequências tão nefastas", disse, à época, Jorge de Azambuja, comandante da Polícia de Lima no episódio. Sete anos mais tarde, ele fora apontado como culpado pela tragédia. LEIA TUDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário