O cartão de crédito é o grande vilão nas finanças das famílias baianas. Para 87,2% da população no estado, o meio de pagamento é o principal responsável pelas dívidas, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e da Fecomércio-Ba, obtida com exclusividade pela Farol Econômico.
Depois do cartão de crédito, vem o crédito consignado (6,6%), o cheque especial (5,7%) e o financiamento de carro (5,6%). De modo geral, o endividamento do consumidor baiano aumentou 3,2% em outubro, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 59,4%.
O que explica o aumento no endividamento são os altos juros cobrados pelo crédito e o aumento do desemprego, segundo análise da Fecomércio-Ba. Além do endividamento, o número de pessoas com contas em atraso e sem condições de pagar as dívidas também aumentou na Bahia.
De acordo com a pesquisa, 29,2% de baianos têm contas atrasadas e 9,7% reconhecem que não poderão pagar suas dívidas. As duas categorias tiveram um aumento de 8,1% e 2,5%, respectivamente, em relação ao ano passado, de acordo com a PEIC. Farol Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário