Imagine um ônibus que anda dentro da faixa, para no ponto e espera todos os passageiros subirem, respeita o sinal fechado e não dá freadas bruscas. Ele existe e está circulando em Amsterdã, na Holanda. Por enquanto, em caráter experimental.
Future Bus da Mercedes-Benz!
O chamado "Future Bus" foi criado pela montadora Mercedes-Benz e praticamente anda sozinho, sem que o motorista precise segurar o volante, nem pisar no acelerador ou freio. Por meio de câmeras, sensores de radar e GPS, o ônibus sabe onde está, o que está ao seu redor e o que vai acontecer nos próximos momentos --com "centímetros de precisão", segundo a fabricante. Mesmo assim, o motorista tem sempre a responsabilidade sobre a condução e pode assumir o comando a qualquer momento. Quando o motorista está no comando, as luzes dentro e fora do ônibus ficam brancas. Quando está no modo semiautônomo, as luzes ficam azuis.
O veículo está sendo testado na linha Aeroporto 300, que liga o aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, à cidade de Haarlem, e é usada por cerca de 125 mil passageiros por dia. O ônibus faz um percurso de quase 20 km em uma faixa exclusiva, como o BRT no Brasil. Ele circula com velocidade máxima de 70 km/h, limite que pode ser pré-programado. Comunicação com os semáforos A tecnologia usada no ônibus, chamada de CityPilot, foi baseada no sistema usado pela Mercedes-Benz no caminhão do futuro, apresentado há dois anos. O trajeto nas cidades, porém, inclui mais desafios para o piloto automático, como curvas fechadas, túneis e cruzamentos com semáforos. Por isso, o ônibus do futuro ganhou mais funções que o caminhão.
Um sistema específico faz a comunicação com a infraestrutura viária, usando uma rede sem fio com alcance em torno de 300 metros (a cidade precisa ter semáforos conectados). O semáforo informa ao ônibus se está vermelho ou verde e em quanto tempo deve mudar de cor. O ônibus pode automaticamente reduzir sua velocidade para dar tempo de o farol abrir, sem precisar parar, ou pode reduzir a velocidade até frear no farol vermelho, sem movimentos bruscos.
O veículo reconhece obstáculos e pedestres no caminho e freia sozinho. Também para automaticamente nos pontos de ônibus, onde abre e fecha suas portas --um sensor informa que os passageiros estão entrando e as portas só fecham quando todos já estão a bordo. Para operar em túneis, onde o GPS e a internet não funcionam, o sistema lança mão das câmeras.
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com) twitter @marcosantonio
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