Já sabemos que os tubarões são uma das criaturas mais temidas dos oceanos, porém uma espécie recém-descoberta pode colocar o tubarão branco de Steven Spielberg “no chinelo”. Isso porque a criatura – apesar de não ser muito grade – é praticamente invisível. Isso mesmo, você não será capaz de vê-lo se aproximando.
A criatura recebeu um nome um tanto quanto conveniente: “Ninja lanternshark”, devido à aparência impressionante que o fazia parecer com um “ninja”. O tubarão possui aproximadamente meio metro de comprimento e vive a uma profundidade de cerca de 1.000 metros.
Até o momento, oito deles foram encontrados na costa do Oceano Pacífico na América Central. O “ninja” das águas, que recebeu o nome latino de “Etmopterus benchley”, em homenagem a Peter Benchley (autor de “Tubarão”), foi descoberto por pesquisadores do Centro de Pesquisa de Tubarões do Pacífico, localizado na Califórnia.
As presas, que estão em desvantagem clara, fatalmente caem na camuflagem do predador. A pele negra é a responsável por “esconder” o tubarão nas profundezas marinhas, além disso, ele brilha no escuro, uma combinação mortal que o torna ainda mais imperceptível.
De acordo com a pesquisadora Vicky Vasquez, o predador utiliza fotóforos em sua pele para produzir um brilho fraco, que, juntamente com sua pele negra, permite que ele se misture com a limitada luz das profundezas do mar. Isso faz com que o animal esteja praticamente invisível para suas vítimas. [ IFLS ] [ Foto: Reprodução / IFLS ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário