Balanço divulgado nesta segunda-feira, 9, pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo aponta para o crescimento de 43,49% nas formalizações de microempreendedores individuais, em Itabuna, no último ano. Segundo dados da Secretaria da Receita Federal, o número de pessoas que fizeram à formalização passou de 3.555 para 5.101 no período de 12 meses. O aumento foi mais que o dobro do registrado na Bahia, que no mesmo período, cresceu 21,57%.
A quantidade de atendimento na Sala do Empreendedor, que funciona na Prefeitura de Itabuna de segunda a sexta-feira, a partir das 8 horas da manhã, segue em bom ritmo neste início de 2014. Entre janeiro até esta segunda-feira mais de 100 pessoas fizeram a formalização. O secretário José Humberto Martins afirma que a expectativa é de aumento no número de formalizações de microempreendedores individuais em relação ano passado.
Para oferecer mais conforto para os empreendedores individuais, microempreendedores e pequenos empresários de Itabuna, o atendimento foi ampliado, a partir da mudança de local no Centro Administrativo Firmino Alves. Desde que a mudança aconteceu em dezembro passado já foram feitos 1.019 atendimentos de formalização, Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei), alteração cadastral e emissão se 2º via de boleto bancário no novo espaço.
O trabalho de formalização visando à profissionalização do próprio negócio de pessoas no mercado de trabalho é desenvolvido pela Prefeitura com o apoio de parceiros como Ponto de Atendimento do Sebrae de Itabuna. Também resultou no crescimento de 27,22% na arrecadação do município com ISS junto às micros e pequenas empresas, com Simples Nacional. No período de um ano a arrecadação passou de R$ 3.021.76,40, em 2013, para R$ 3.844.394,81 ano passado.
De acordo com secretário José Humberto Martins, os números registrados nos últimos dois anos são uma demonstração que as ações determinadas pelo prefeito Claudevane Leite para fortalecer os pequenos negócios e economia de Itabuna continuam avançando. “A Prefeitura oferece todas as condições necessárias à formalização, a exemplo de suporte técnico e administrativo também contando a participação do Senac e Senai”, finaliza o titular da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. Prefeitura de Itabuna / Texto: Ailton Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário