Em tempos de crise hídrica, surge uma solução para reaproveitar a água usada no banho.
Um designer húngaro criou uma base de chuveiro que recolhe praticamente toda a água gasta.
Depois essa água pode ser usada no vaso sanitário, para lavar a casa, ou para outras atividades que não exijam água limpa.
Com a base, chamada Gris, é possível poupar cerca de 80 litros de água durante um único banho diz o mentor da ideia no site do estúdio onde trabalha, o igendesign.
Os designers acreditam que esta solução, que já foi premiada em vários concursos, pode evitar o desperdício de 1,5 mil milhões de litros de água por dia em países como a Colômbia, com 50 milhões de habitantes.
Alberto Vasquez, criador do equipamento, cita a Colômbia porque a mãe dele é de lá e o designer conhece de perto o problema da escassez de água, nos países da América do Sul.
"Nos países tropicais as pessoas tomam dois ou três banhos por dia, por causa do calor”, diz Alberto no site da Gris, uma situação que se torna problemática sobretudo na época seca, quando a água se torna escassa.
Como
A base Gris pode ser instalada por qualquer pessoa e tem um custo muito reduzido, ao contrário de equipamentos similares, que são caros.
A base maior é composta por quatro bases menores que se encaixam umas nas outras.
Estas bases - cada uma com capacidade de 10 litros - têm pequenos furos no centro para onde é encaminhada 90 por cento da água do banho.
Elas tem um puxador que ajudam para pegar a base e transformá-la em uma espécie de regador.
O protótipo já foi testado e o produto deve ser comercializado em breve por cerca de 30 euros, pouco menos de 100 reais.
A base de ducha Gris ganhou no final de 2014 um prêmio especial da Secretaria do Ensino Superior da Hungria, durante a Semana Húngara do Design, e venceu prêmios nos concursos iF design Award e A’design Award. Com informações do Boas Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário