> TABOCAS NOTICIAS : BA: Projeto do Meio Ambiente de Itabuna recebe apoio do governo estadual

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

BA: Projeto do Meio Ambiente de Itabuna recebe apoio do governo estadual


Na segunda-feira, dia 9, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, Lanns Almeida Filho, apresentou à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento – SIHS o projeto de restauração do Rio Cachoeira, aprovado pelo Fundo Nacional de Mudanças Climáticas e obteve do secretário Cássio Peixoto, que é itabunenses, o compromisso de apoio à viabilização do projeto, com a estruturação do sistema de água e esgoto dos bairros São Roque e Antique, em ação articulada com a EMASA. Entre as ações previstas estão a recuperação de estações de tratamento de água, modernização do sistema de abastecimento, implantação de reservatórios, além de cooperação para a revitalização do sistema de esgotamento sanitário da cidade.


“Ao ampliar o escopo de atuação do projeto para abrigar ações de infraestrutura hídrica, podemos potencializar as ações que envolvem os recursos ambientais e oferecer a essa população ribeirinha uma melhor qualidade de vida”, disse o secretário Cássio Peixoto, ao avaliar o Projeto de Recuperação da Mara Ciliar do Rio Cachoeira. A área de abrangência do projeto envolve ainda os municípios de Itapé e Ilhéus e já tem assegurados recursos da ordem de R$ 2,4 milhões do Fundo Nacional de Mudanças Climáticas (FNMC).

Segundo o secretário Lanns Almeida, Itabuna está classificada como um dos 82 municípios mais vulneráveis da Bahia à ocorrência de sinistros naturais, segundo o Mapeamento de Risco de Desastres, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, e isso foi a motivação para a elaboração do projeto. “Entendemos que as ações de recuperação do meio ambiente precisam estar associadas a atividades de conscientização das pessoas”, frisou Lanns Almeida. “E se conseguirmos aliar tudo isso à infraestrutura hídrica, estaremos dando um passo largo rumo ao desenvolvimento da nossa região”, acrescentou o titular da Seagrima, lembrando que o Projeto de Recuperação da Mata Ciliar do Rio Cachoeira concorreu com outras 387 entidades e ficou em 2º lugar, garantindo os recursos, que devem ser liberados ainda neste semestre. Com: Ascom SIHS

Nenhum comentário:

Postar um comentário