Um agricultor de Itá, no Oeste de Santa Catarina, construiu a própria retroescavadeira. Ele montou o equipamento em casa sozinho e reaproveitando materiais sucateados. A máquina, que nova pode custar até R$ 250 mil, teve investimento de R$ 8 mil.
Máquina é ligada manualmente(Foto: Reprodução/RBS TV)
"Utilizei um arado de trator, um distribuidor de adubo, um batedor sucateado e uma caixa de fusca sucateada também", explica Gilmar Hartmann. Ele conta que sonhava em ter uma retroescavadeira para ajudar nos trabalhos agrários, mas que o equipamento é caro.
Gilmar não utilizou manual e foi montando e testando o equipamento. A máquina funciona com gasolina e também com gás de cozinha. A ligação é manual. "Gás de cozinha é bem mais economia, gasta bem menos, dá para trabalhar algum dia com o bujão de gás. Gasolina é a segunda alternativa", afirma o agricultor.
O trabalho que antes exigia esforço físico é feito com facilidade e agilidade. "Já abri estrada, vala, tirei pedra, de tudo um pouco", detalha Gilmar.
A família diz estar orgulhosa. "Até eu achei que não ia dar certo e fiquei esperando ele fazer", diz Neusa Hartmann, também agricultora. A filha do casal, Edinéia Hartmann diz estar orgulhosa do pai. "Para uma pessoa que nunca teve estudo consegui fazer algo assim é um orgulho para todos nós da família", afirma.
Por enquanto o agricultor não pretender construir novos equipamentos. "Não tenho ideia de fazer outras ainda, mas se for fazer, dá certo e dá para fazer bem melhor", declarou. *G1 SC - Fonte: Nosso Paraná RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário