14 de Outubro – Dia Nacional do Meteorologista
A data que antes era comemorada em 3 de março passou para o dia 14 de outubro. A mudança na data que homenageia os profissionais foi solicitada pela SBMET ao CONFEA como uma forma de relembrar e comemorar uma das maiores conquistas da classe: a regulamentação da profissão em 14 de outubro de 1980.
O projeto foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros federais e entrou em vigor em 28 de setembro de 2008.
No Brasil, meteorologistas são bacharéis em meteorologia que se formam em cursos de período integral com duração de 4 anos. Uma vez formados estão plenamente capacitados ao trabalho operacional e também para a realização de atividades de pesquisa científica.
As empresas privadas e as atividades de pesquisa em meteorologia encontram-se em expansão no mundo. À medida que o acesso à educação aumenta e atinge a um número maior de pessoas no mundo, aumenta também a necessidade de pessoal técnico e científico capacitado para gerar subsídios e informações corretas aos gestores responsáveis pelo ambiente e sua proteção em suas múltiplas facetas. Por essa razão, a ciência atmosférica torna-se cada vez mais presentes na consciência dos gestores ambientais, tanto nas cidades como no campo da paisagem natural e agropastoris. Infelizmente, hoje, as paisagens estão sob intensa pressão ocupacional, hídrica e das diferentes formas da poluição.
No Brasil, a profissão é reconhecida por lei federal e fiscalizada pelo sistema CREA/CONFEA. A esfera de atuação dos meteorologistas é constituída por: empresas privadas, empresas de capital misto e por instituições governamentais. Fonte: SBMET / Wikipédia
Dia da Pecuária - 14 de Outubro
A criação de gado é uma das mais velhas profissões conhecidas. A pecuária é mencionada na Bíblia como a primeira tarefa dada por Deus a Adão: nomear e cuidar do Jardim do Éden e dos animais (Gênesis). Muito anterior à agricultura, deriva de aperfeiçoamentos da atividade dos caçadores-coletores, que já existiam há cerca de 100.000 anos e que primeiro aprenderam a aprisionar os animais vivos para posterior abate; depois perceberam a possibilidade de administrar a sua reprodução.
Nos primeiros estágios da pecuária, o homem continuava nômade, e na maioria das vezes conduzia seus rebanhos domesticados em suas perambulações, já não procurando a caça, mas sim novas pastagens para alimentar o rebanho. Há evidência da prática da agricultura somente a partir de 8000 a.C., mas seus efeitos foram drásticos sobre a pecuária, já que a agricultura fixou o homem no lugar do plantio, e portanto novas soluções para a pecuária tiveram de ser implementadas.
Pecuária é a arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e criação de animais com objetivos econômicos, feita no campo. Assim, a pecuária é uma parte específica da agropecuária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário