> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Ricardo, eleito QUER modernizar marcos e democratizar Legislativo

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

ITABUNA-BA: Ricardo, eleito QUER modernizar marcos e democratizar Legislativo

Após votação sem concorrente, nessa sexta, 30, o presidente eleito do Legislativo, Ricardo Xavier (PPS), definiu ao menos duas metas iniciais para seu mandato. Numa frente, ele quer atualizar Regimento Interno da Casa e Lei Orgânica de Itabuna; na outra, tornar a produção legislativa mais acessível à população. A nova Mesa será empossada dia 02 de janeiro de 2019, às 10h.

A modernização do marco jurídico da Casa, declarou Xavier, deve ocorrer no início da gestão. A ideia é instalar uma comissão de vereadores para estudar as mudanças regimentais necessárias. No caso da LOMI, dada a complexidade da matéria, o futuro presidente afirmou que ouvirá a sociedade civil organizada e especialistas em temas constitucionais por “uma lei moderna e democrática”.
Outro grande desafio, pontuou Ricardo, será aproximar a Câmara da população. Para isso, o novo presidente apontou que investirá na informatização do processo legislativo. “A gente tem que democratizar a informação sobre o trabalho do vereador, inclusive fornecendo esses dados para acompanhamento da população em tempo real”, destacou Xavier.

Dos seis membros da Mesa Diretora, que tomará posse em janeiro, apenas o 1º Secretário eleito, Manoel Júnior (PV), estava fora do órgão diretor atual – hoje Manoel preside a Comissão de Legislação. Os demais integrantes, Chico Reis (PSDB), Charliane Sousa (PTB), Guinho (PDT), Babá Cearense (PHS) e o próprio Ricardo Xavier revezaram-se nos cargos dentro da Mesa.
Na eleição dessa sexta, a chapa única liderada por Ricardo Xavier obteve 13 votos dos 21 vereadores-eleitores. O resultado da votação secreta foi comemorado, entre outras pessoas, por familiares e correligionários dos membros eleitos. Dois ex-presidentes do Legislativo itabunense participaram da sessão especial, Edmundo Dourado Silveira e Emanoel Acilino da Luz, além de autoridades e lideranças comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário