> TABOCAS NOTICIAS : Crise grega pode resolver a dos refugiados, acredita executivo alemão

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Crise grega pode resolver a dos refugiados, acredita executivo alemão

Para presidente da Federação das Indústrias Alemãs, Schengen está sob risco
Jornal do Brasil - O problema da dívida da Grécia poderia ser a chave para resolver a crise de refugiados da Europa, segundo o chefe do principal lobby empresarial da Alemanha.

Markus Kerber, presidente-executivo da Federação das Indústrias Alemãs, acredita que deva ser oferecido à Grécia um melhor negócio financeiro em troca do fortalecimento dos procedimentos de controle sobre o fluxo de migrantes para a Europa. 

"Há pessoas na Europa que precisam de um socorro fiscal e há pelo menos um país que precisa de um resgate de refugiados", disse Kerber em um evento em Dublin, organizado pelo grupo Ibec. 

A Grécia, principal ponto de entrada para os migrantes, não têm a força econômica para lidar com o problema, nem tinha recursos suficientes atribuídos à Frontex, a agência de gestão das fronteiras da UE, disse ele. 

"Se não tivermos sucesso em selar eficientemente as nossas fronteiras externas, estou mais e mais convicto de que forças políticas que buscam o final de Schengen [espaço isento da Europa] vão prevalecer", Kerber acrescentou, observando também que a questão dos refugiados tinha jogado o governo alemão em uma crise. 

Nenhum país iria sofrer mais com um colapso de Schengen do que a Alemanha, devido à sua forte dependência de comércio, disse ele, e por isso a Alemanha teria de investir para protegê-lo, e isso implicaria um acordo com a Grécia. 

Kerber havia sido convidado por Ibec para dar uma perspectiva dos negócios alemães, no contexto dos desafios que a Europa enfrenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário