> TABOCAS NOTICIAS : Revista Época revela que esquema da Petrobras foi montado por deputado do PP que dizia que podia “derrubar Lula”

sábado, 13 de setembro de 2014

Revista Época revela que esquema da Petrobras foi montado por deputado do PP que dizia que podia “derrubar Lula”

A revista Época, que está nas bancas, revela que o esquema da Petrobras, que teria distribuído propina a políticos, numa espécie de mensalão, foi montado no primeiro governo Lula (PP) pelo então deputado do PP, José Janene, que morreu de infarto em 2010.

Quem revelou como tudo começou foi o empresário Hermes Freitas Magnus, de 43 anos, ex-sócio de Janene, que garantiu que o ex-sócio “embolsou”, e não teria sido oficialmente, o valor de R$ 4,1 milhões “do mensalão petista”.

Eis a reportagem da Época:
Os dois períodos de Lula na Presidência foram marcados por crescimento econômico, disseminação de programas sociais – e também por dois grandes escândalos de corrupção. No primeiro mandato, reinou o mensalão. Ele acabou na prisão de seus principais operadores e articuladores, depois de julgados e condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No segundo mandato – soube-se nos últimos meses, por meio de investigações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) –, floresceu um esquema de pagamento de propina em troca de contratos bilionários com a Petrobras (leia detalhes na reportagem da página 36), esquema que continuou durante o governo de Dilma Rousseff. Neste momento, as autoridades investigam a conexão entre os dois escândalos. Já se sabia que parte da estrutura financeira do mensalão fora usada no esquema da Petrobras. As últimas investigações vão além da questão financeira e se debruçam sobre os personagens comuns aos dois enredos. O ex-deputado federal José Janene (que morreu em 2010), o doleiro Alberto Youssef e o executivo Paulo Roberto Costa aparecem no mensalão e no esquema da Petrobras. LEIA MAIS »

Nenhum comentário:

Postar um comentário