> TABOCAS NOTICIAS : ILHÉUS-BA: INSTITUTO CABRUCA COMEMORA 5 ANOS DE DEDICAÇÃO A CACAUICULTURA

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ILHÉUS-BA: INSTITUTO CABRUCA COMEMORA 5 ANOS DE DEDICAÇÃO A CACAUICULTURA


Esta semana, uma série de ações marcam as comemorações do 5º aniversário do Instituto Cabruca. Entre os acontecimentos das comeorações, está o lançamento do novo site (cabruca.org.br), um coquetel com a participação do cantor Marcelo Ganem, na sede, em Ilhéus, e a participação no Salon du Chocolat em Paris com a aposta em ações que valorizem o cacau produzido na Bahia prometem movimentar produtores, empresários e pesquisadores envolvidos com a cadeia produtiva do cacau.

Sistema Cabruca contribui para desenvolver o ecoturismo, associando a cultura do cacau e do chocolate à conservação do bioma Mata Atlântica. São vários os benefícios do cabruca, que tem grande potencial para conservação da biodiversidade, dos solos e da água. Além disso, esse sistema produtivo tem diversas possibilidades de utilização sustentável de seus recursos, como coleta de sementes de espécies nativas, alimentação animal e humana, madeira certificada, mel, extração de óleos e resinas, produção de plantas ornamentais e medicinais.

A Bahia tem 32 mil produtores, responsáveis por 70% da produção de cacau do Brasil. Apesar de ser nativo da Amazônia, foi com o Cabruca, utilizando sombra das árvores da Mata Atlântica na Bahia, que o cacau prosperou, se desenvolveu e conservou o maior bloco do bioma no Nordeste brasileiro. *Com informações da YES Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário