> TABOCAS NOTICIAS : 24 DE OUTUBRO

terça-feira, 23 de outubro de 2012

24 DE OUTUBRO


24 de Outubro – Dia da Fundação da ONU – United Nations Day

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente em 24 de outubro de 1945, depois da assinatura da sua Carta em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A primeira Assembleia Geral celebrou-se a 10 de janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, em Londres). A sua sede é na cidade de Nova Iorque desde 1950, num complexo desenhado por Oscar Niemeyer e Le Corbusier.

A precursora das Nações Unidas foi a Sociedade de Nações (também conhecida como “Liga das Nações”), organização concebida em circunstâncias similares durante a Primeira Guerra Mundial e estabelecida em 1919, em conformidade com o Tratado de Versalhes, “para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança”.
A ONU tem representação de 192 Estados-Membros – cada um dos países soberanos internacionalmente reconhecidos, exceto a Santa Sé, que tem qualidade de observadora, e países sem reconhecimento pleno (como Taiwan, que é território reclamado pela China, mas de reconhecimento soberano por outros países).
Um dos feitos mais destacáveis da ONU é a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.
As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova York, com exceção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.
Ligados à ONU há organismos especializados que trabalham em áreas tão diversas como saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho – por exemplo: OMS (Organização Mundial da Saúde), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Banco Mundial e FMI (Fundo Monetário Internacional). Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF), compõem o Sistema das Nações Unidas.
United Nations Day was proclaimed by United Nations General Assembly in the year 1948. United Nations Day is celebrated on 24th October every year. This is the United Nations Day which is dedicated for making known to the citizens of entire world about the achievements and the aims of UNO. United Nations Day is also the part of United Nations Week, that is organized from 20th – 24th October. Fonte: Wikipédia / Nações Unidas no Brasil / Society Events

24 de Outubro – Dia Internacional da Informação sobre o Desenvolvimento – World Development Information Day

O Dia Internacional da Informação sobre o Desenvolvimento foi instituído pela Assembleia Geral da ONU em 1972, para informar a opinião pública sobre os problemas relacionados com o desenvolvimento e sobre a necessidade de intensificar a cooperação internacional no sentido de resolver esses problemas (resolução 3038).

A Assembleia decidiu que a data escolhida para celebrar este dia deveria coincidir, em princípio, com o Dia das Nações Unidas, 24 de Outubro, que foi também a data da aprovação, em 1970, da Estratégia Internacional de Desenvolvimento para a Segunda Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A Assembleia entendeu que intensificar a difusão da informação e a mobilização da opinião pública, particularmente entre os jovens, conduziria a um maior interesse pelos problemas do desenvolvimento, favorecendo assim os esforços feitos no domínio da cooperação internacional em prol do desenvolvimento.
In 1972, the United Nations General Assembly decided to institute a World Development Information Day, coinciding with United Nations Day on 24 October with the object of drawing the attention of world public opinion each year to development problems and the necessity of strengthening international co-operation to solve them. Fonte: Nosso São Paulo / Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário