> TABOCAS NOTICIAS : 17 DE OUTUBRO

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

17 DE OUTUBRO


17 de Outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza começou a ser celebrado em 1993, após sua declaração na Assembleia das Nações Unidas, com o propósito de promover maior consciência sobre as necessidades para erradicar a pobreza e a indigência em todos os países, em particular, nos países em desenvolvimento. Durante Cúpula do Milênio, os chefes de estado e de governo se comprometeram a reduzir pela metade, até 2015, a porcentagem de pessoas que vivem na indigência. Fonte: iG Educa / UN



17 de Outubro – Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

A data comemora o primeiro voo inaugural do biplano Muniz M-7, em 1935, o primeiro a ser construído no Brasil. Projetado por Antonio Guedes Muniz, em 1934, o modelo era um monomotor com dois assentos e capaz de fazer acrobacias. Ele foi desenvolvido em Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e 27 unidades foram construídas.

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.) é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Com mais de 39 anos de experiência em projeto, fabricação, comercialização e pós-venda, a Embraer já produziu cerca de 4.995 aviões, que hoje operam em 78 países, nos cinco continentes.  Até mesmo no espaço há a marca da indústria brasileira. Em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), foram desenvolvidos programas de construção de satélites, inclusive com a colaboração da Nasa.
É a terceira maior do mundo, atrás da Boeing e da Airbus, e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil em termos de valor absoluto desde 1999. Detem também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros.
Está sediada na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, com diversas unidades no Brasil e exterior, inclusive uma joint-venture na China, a Harbin Embraer. Para teste de aviões, a companhia possui uma pista de pouso e decolagem na cidade de Gavião Peixoto, cuja extensão, de 5000 metros, a tornou terceira mais longa do mundo. Fonte: Livro A Origem de Datas e Festas – Marcelo Duarte / Conversa com a FAB / Wikipédia

Dia do Eletricista - 17 de outubro

Os eletricistas são profissionais responsáveis pela instalação e manutenção de toda a parte elétrica da construção. Eles podem seguir diagramas desenhados por engenheiros e executá-los, sugerindo modificações, ou podem elaborar o esquema, se forem autônomos. O trabalho com a eletricidade pode trazer riscos à segurança, por isso é preciso usar sempre equipamento para prevenção de acidentes. A jornada de trabalho, geralmente, é de 40 horas semanais.

Nas construções, o serviço de eletricista é um dos mais importantes e meticulosos. A instalação comprometerá a segurança dos futuros usuários, se não for feita com paciência e funcionalidade. Com a descoberta da eletricidade, em 1831, o homem se tornou seu escravo, tanto que hoje não de concebe a vida sem o auxílio dos eletrodomésticos ou de uma simples lâmpada. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-eletricista-17-de-outubro.html


Ciência e Tecnologia - Semana Nacional
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), responsável pela coordenação nacional da SNCT, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, escolheu o tema "Mudanças Climáticas", após receber várias sugestões e consultar instituições e entidades parceiras.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 (SNCT) volta a destacar uma temática de relevância estratégica. O maior evento de divulgação científica do país abordará, neste ano, entre 17 a 23 de outubro, o tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”.

A intenção é estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

A ideia é que sejam discutidos, em todo o país, nas instituições de ensino e pesquisae em eventos públicos, os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.
Instituições ligadas ao ensino e à pesquisa e demais interessados em participar do processo de divulgação podem obter informações por meio do portal do evento (http://semanact.mct.gov.br ) e pelo email: semanact@mct.gov.br .

Alagoas

As ações da SNCT ocorrem em cada estado por meio de instituições. Em Alagoas, a coordenação da Semana Nacional de C&T é realizada pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) com o apoio de entidades envolvidas na área de C&T e no tema deste ano. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/08/ciencia-e-tecnologia-semana-nacional.html
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário