> TABOCAS NOTICIAS : 16 DE OUTUBRO

terça-feira, 16 de outubro de 2012

16 DE OUTUBRO

DIA DA VACINAÇÃO - 16 DE OUTUBRO

A vacinação no Brasil surgiu no início do século XX, nessa época não existia saneamento básico nas capitais, o que comprometia a saúde das pessoas com epidemias de febre amarela, varíola e outras doenças.

Oswaldo Cruz, médico sanitarista, foi nomeado para chefiar o Departamento Nacional de Saúde Pública, a fim de promover uma revolta sanitária em razão das necessidades do país.

A medida não foi bem aceita pela população, pois algumas decisões eram arbitrárias, obrigando as pessoas a se vacinarem, fazendo com que agentes de saúde invadissem as casas para aplicar a vacina contra a varíola. Mas as pessoas não acreditavam que a vacina funcionasse e se negavam a tomar

Além disso, vários cortiços e morros foram visitados, e os moradores expulsos dos locais, pois não tinham condições de moradia e saúde. Por tudo isso, ocasionou-se a revolta da vacina.

A vacinação é importante para a vida, pois garante a imunidade contra as doenças. A vacina leva ao organismo uma pequena quantidade de vírus ou bactérias, fazendo com que o corpo reaja sobre os mesmos, não deixando que se proliferem e causem as doenças. Assim, quando a pessoa tem contato com os mesmos, através de pessoas doentes, seu organismo já criou anticorpos, formas de se defender, que não permitem que a doença se instaure.

A primeira vacina foi criada em 1796, pelo inglês Edward Jenner, que injetou em um garoto de oito anos de idade um soro de varíola bovina, conseguindo imunizá-lo. A raiva de animais era facilmente transmitida para os humanos, mas em 1885, Louis Pasteur criou a vacina contra essa doença. A partir daí surgiram vários outros tipos de vacina, mas uma das mais importantes invenções foi criada em 1960, por Albert Sabin, contra a paralisia, mais conhecida como gotinha. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-da-vacinacao-16-de-outubro.html

DIA DO PÃO - 16 DE OUTUBRO

O pão é um alimento que resulta do cozimento de uma massa feita com farinha de certos cereais, principalmente trigo, água e sal.

Seu uso na alimentação humana é antiquíssimo. Pelas informações que se têm, a história mais remota do pão se origina em milhares de anos a.C., quando era feito com glandes de carvalho e faia trituradas, sendo depois lavado com água fervente para tirar o amargor. Em seguida, essa massa secava-se ao sol, e se faziam broas com farinha.

Conta ainda a história que, antes de servirem para fazer pão, as farinhas, de diversos cereais, eram usadas em sopas e mingaus. Posteriormente se passou a misturar nas farinhas mel, azeite doce, mosto de uva, tâmaras esmagadas, ovos e carne moída, formando-se espécie de bolos, que teriam precedido o pão propriamente dito. Esses bolos eram cozidos sobre pedras quentes ou sob cinzas.

Os primeiros pães também foram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas, datando, ao que consta, do VII milênio a.C. a utilização de fornos de barro para cozimento de pães. Foram os egípcios os primeiros que usaram os fornos, sendo atribuída a eles também a descoberta do acréscimo de líquido fermentado à massa do pão para torná-la leve e macia. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-pao-16-de-outubro.html

DIA DA ALIMENTAÇÃO - 16 DE OUTUBRO
A função química dos alimentos é fornecer às células uma fonte de energia. Uma outra é a de ser matéria-prima para o crescimento, restauração e manutenção dos órgãos e tecidos de um organismo. As substâncias que exercem essas funções são denominadas nutrientes.

=> Os carboidratos são encontrados nas massas, batatas e na maioria das frutas.
=> Vegetais e pão integral são ricos em fibras.
=> Existem dois tipos de gorduras: as saturadas - encontradas na manteiga, no toucinho, nas carnes de porco, boi, cordeiro, nos ovos e no leite integral; e as não-saturadas - encontradas na maioria dos óleos vegetais (óleo de milho, por exemplo), no peito de frango, salmão, abacate. Sendo que a gordura não-saturada é a mais saudável.
=> Os legumes em geral contém minerais.
=> As frutas são excelentes fontes de vitaminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário