> TABOCAS NOTICIAS : Pequenos causam estrago ZERO no Campeonato Paulista

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pequenos causam estrago ZERO no Campeonato Paulista

O atacante Adriano tenta uma jogada para o Corinthians na partida contra o Botafogo, no PacaembuUm empate aqui, outro ali. Mas ganhar um jogo de um dos quatro grandes é uma missão impossível para os outros 16 clubes do Paulista.
Depois de dez rodadas, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo só perderam no Estadual que já foi famoso pela força de seus pequenos quando jogaram entre si.
Em 34 confrontos do quarteto dos grandes contra os demais concorrentes, foram 23 vitórias dos clubes mais poderosos e 11 empates.
Desde que o Paulista passou a adotar uma primeira fase com todos os times se enfrentando, em 2005, nunca o torneio chegou à décima rodada sem triunfos dos pequenos diante dos grandes.
O que mais preocupa é o fato de a decadência dos clubes modestos crescer ano a ano. Em 2008, o Paulista tinha nove derrotas dos grandes depois da décima rodada. Nos dois anos seguintes, foram quatro. Em 2011, duas. Agora, a conta está zerada.
O último clube pequeno a conquistar o Paulista foi o São Caetano, em 2004. Dos quatro principais Estaduais do país, o único que está zerado em termos de vitórias de pequenos diante dos grandes é o Paulista.
No Rio Grande do Sul, a dupla Gre-Nal sofreu cinco derrotas só na primeira fase do primeiro turno. Na temporada 2012 em São Paulo, nem quando um poderoso resolveu poupar todos os titulares, como o Santos fez em praticamente metade dos jogos que disputou, um clube modesto conseguiu arrancar os três pontos.
Até os clubes que estão na Série A do Brasileiro não conseguem peitar o quarteto mais tradicional do Estado. A Ponte Preta levou 6 a 1 do Santos no sábado. A Portuguesa empatou com o Palmeiras e perdeu para o Corinthians na semana passada.
O baixo poder de fogo dos pequenos ocorre numa temporada em que um item do regulamento fez os clubes, especialmente os do interior, pensarem duas vezes antes de contratar atletas caros.
Pelas regras estipuladas pela federação, times que atrasarem os salários de seus jogadores podem ser punidos com a perda de pontos. De http://www1.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário