> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Onda de frio deixa mais de 220 mortos na Europa

sábado, 4 de fevereiro de 2012

MUNDO: Onda de frio deixa mais de 220 mortos na Europa

Subiu nesta sexta-feira para ao menos 220 o número de mortos pela onda de frio glacial que há uma semana atinge a Europa, sobretudo Romênia, Polônia e Ucrânia, onde estão mais da metade das vítimas. As baixas temperaturas, que em alguns pontos da Rússia chegaram a 50 graus negativos, devem continuar durante o fim de semana.

Só na Ucrânia, onde a temperatura chegou a -30°C, foram 101 vítimas. Delas, 64 foram achadas nas ruas, 26 dentro de suas casas e 11 morreram enquanto recebiam tratamento no pior inverno do país dos últimos seis anos. Na Espanha, autoridades advertem para o que pode ser a pior onda de frio das últimas décadas.

Ao divulgar o número, o Ministério de Situações de Emergência ucraniano acrescentou que mais de 1.200 pessoas foram hospitalizadas devido à hipotermia. Autoridades fecharam escolas e universidades e abriram cerca de 3 mil abrigos em todo o território. Hospitais estão sendo orientados a não liberar pacientes sem-teto para que não morram de frio.

Na Romênia, onde o frio já fez 22 vítimas, um bebê de 4 meses morreu de hipotermia dentro de casa. Autoridades recolheram outras nove crianças que estavam subnutridas e alertaram que mais de 1.500 correm risco.

"Nós estamos fazendo o máximo para nos preparar contra o frio e, se a vida de crianças corre risco, vamos tomar as medidas necessárias", disse o porta-voz do governo romeno, Tiberiu Bantas.
A rara nevasca em Roma mudou a paisagem de cartões-postais como a Praça de São Pedro e a Fontana de Trevi, que teve suas águas congeladas, e provocou o fechamento do Coliseu e do Foro Romano. A medida é tomada por precaução sempre que neva na cidade. Esta é a tempestade de neve mais intensa que atinge a capital italiana desde a década de 1980.
A Santa Sé adiou o encontro “Jovens pela paz” agendado para sábado entre o Papa Bento XVI e cerca de 7 mil jovens. O cenário branco chamou a atenção até do Pontífice, que apareceu na janela para olhar a neve.

Na Espanha, as autoridades alertaram prefeituras para se prepararem para “a pior onda de frio dos últimos 20 ou 30 anos” e oferecer todos os recursos aos sem-teto.

As previsões da meteorologia dizem que o frio e a neve podem poderiam diminuir no domingo. O prefeito Gianni Alemanno suspendeu as aulas para não atrapalhar os alunos que não conseguem chegar à escola. O Ministério do Interior recomendou precaução nas estradas e pediu aos italianos que evitem andar de carro.

A Polônia registrou 29 mortos na onda de frio, que chegou a -30°C. A maioria dos mortos também é de pessoas que viviam nas ruas. O governo divulgou um apelo para a população informe imediatamente às autoridades se virem pessoas vagando perdidas ou consumindo álcool.

Na Sérvia, cerca de 11 mil moradores de 6.500 mil casas de vilarejos estão presos em suas comunidades devido ao frio. Cinco pessoas morreram. Helicópteros estão sendo usados para o resgate, assim como na Bósnia, onde uma religiosa cristã, que vivia sozinha, foi retirada de um monastério.

Outros países também registraram vítimas, como Lituânia, Hungria, República Tcheca e Macedônia. Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário