> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Popai é reinaugurado com novos serviços a população

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ITABUNA-BA: Popai é reinaugurado com novos serviços a população

A prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Saúde reinaugurou na última quarta-feira (1º), em um novo espaço a unidade do Programa Ótico Para Infância (POPAI), que além de oferecer óculos gratuitos a população itabunense de todas as idades estará disponibilizando consultas com um oftalmologista. O projeto é de autoria do Poder Público Municipal e mantido com recursos próprios.
A coordenadora do projeto Kalyana Roma Lima ressaltou que o programa foi implementado, com a instalação de dois consultórios oftalmológicos e um laboratório para a lapidação da lente e a montagem dos óculos, que estarão a disposição dos itabunenses, independente da faixa etária.
Para passar pela consulta, os interessados deverão levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o documento de identidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na avenida Inácio Tosta Filho, n º 276 B, com a disponibilização de 17 fichas diárias. para aqueles que vêm de outros consultórios deverá levar a receita para ter direito aos óculos
A nova unidade que antes disponibiliza apenas a concessão dos óculos para o público da infância e da adolescência, estendeu os seus serviços para toda faixa etária da população devido a grande demanda na cidade. De acordo com o diretor da Média e Alta Complexidade, Tiago Domingos dos Santos as novas instalações “representa um compromisso que a gestão tem de levar serviços de qualidade a população”.
Para a reforma e adaptação do local aos serviços de oftalmologia foram investidos recursos  próprios município, que de acordo com o prefeito Capitão Azevedo representa o progresso na administração pública. Segundo ele, é a partir de atos como este, que se constrói uma sociedade mais justa e saudável. “Isso representa oportunizar as pessoas mais carentes, que não tem condições de comprar um óculos, ou fazer uma consulta com um oftalmologista ”, destacou.
Apesar das dificuldades enfrentadas, como a diminuição das cotas para saúde no município, a reinauguração dessa unidade significa mais uma conquista, com o propósito de ajudar a população itabunense. Para a coordenadora política, Maria Alice Araújo, o POPAI é um dos programas mais importantes para a população carente e “apesar de toda perseguição política partidária, o prefeito prova que o povo é o seu maior foco, no resgate pelos direitos do cidadão”.
No laboratório da unidade, o técnico de ótica, Welington Oliveira de Santana revelou que o processo de lapidação da lente e a montagem com a armação dos óculos é simples, além de possuir armações diversas para ser escolhida pela própria comunidade, que já sai do local com os óculos. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte, Valdir Alves de Jesus, o programa “é muito importante para a comunidade que não tem condições de comprar, e a iniciativa valoriza também os jovens estudantes”.
O próximo passo do programa, de acordo com Tiago Domingos é aprovação do processo de licitação de um carro oftalmológico e os equipamentos, que estarão fazendo um trabalho de prevenção nas unidades escolares, com o objetivo de reduzir o índice de repetência. Texto: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário