> TABOCAS NOTICIAS : 02 DE FEVEREIRO

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

02 DE FEVEREIRO

ANIVERSÁRIO DE MACAPÁ - 02 DE FEVEREIRO

Capital do estado do Amapá, antes de ser assim chamada, Macapá recebeu dois nomes: Foi batizada como Adelantado de Nueva Andaluzia em 1544 pelo então Rei da Espanha, Carlos V, recebendo mais tarde, na época de sua fundação, o nome de São José de Macapá.

O nome Macapá tem origem na língua tupi, sendo uma variação do termo "macapaba" que significa "lugar de muitos bacabas".

A cidade foi criada a partir de um destacamento militar criado em 1738. Vinte anos depois, no dia 4 de fevereiro, o governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundava Macapá, habitada nos seus primórdios por casais de açorianos que lá aportaram.Volte sempre:http://www.portalescolar.net/2011/12/aniversario-de-macapa-02-de-fevereiro.html#ixzz1lBXDpmYI  

DIA DO AGENTE FISCAL - 02 DE FEVEREIRO

Nas sociedades antigas, era normal que a figura do fiscal fosse encarada com animosidade. O trabalho do agente fiscal sempre foi tratado com extremo preconceito. O agente fiscal era também o agente coletor de impostos e sua presença era sempre incômoda. Afinal, os impostos, durante muito tempo, constituíam a forma de jugo que muitos soberanos encontravam para lidar com seus servos. A coleta de impostos era um meio de sustento da nobreza e não de avanço da comunidade.

Esse perfil foi mudando com o passar dos séculos. Hoje, numa sociedade moderna, o agente fiscal deve ser encarado como um instrumento da democracia, pois ele zela para que os tributos sejam recolhidos, proporcionalmente, das elites e das camadas populares para reverterem em benefício da própria sociedade.

Dentro desse contexto, integra-se o agente fiscal, que desempenha importante papel social. Ele é um dos mais importantes instrumentos do Estado para a obtenção dos recursos financeiros, na forma dos impostos, que dão suporte às ações governamentais. Com a atuação do agente fiscal, o Poder público consegue administrar todos os serviços que fazem parte da vida em sociedade.

Sua função primária é fiscalizar o pagamento dos tributos, coibindo a sonegação. Um trabalho eficiente por parte do agente fiscal é capaz de detectar as práticas de evasão de divisas, possibilitando punir os infratores. É preciso que cada cidadão tenha consciência de que o pagamento de impostos deve ser efetuado por todos, para o usufruto dos benefícios administrados pelo Estado. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/12/dia-do-agente-fiscal-02-de-fevereiro.html#ixzz1lBXYfseP 

DIA DE IEMANJÁ - 02 DE FEVEREIRO

Apesar do seu caráter religioso, essa festa, como tantas outras que ocorrem no Brasil, permeia a vida, estando integrada no conjunto das atividades sociais. Desse ponto de vista, celebra o trabalho dos pescadores e comemora a produção pesqueira passada e futura a fim de garantir a oferta e abundância da pesca, enquanto alimento para o corpo de homens e mulheres.

As oferendas

As oferendas e agrados destinados a Iemanjá no dia 2 de fevereiro, reportam ao legado da diáspora africana onde, no contexto de um sistema de referências cosmológicas, pontua Montes (1997), "objeto criado tem função e finalidade com relação ao sagrado". Nessa festa, todos presenteiam a dona do mar para receber e retribuir as graças recebidas. Quais seriam essas graças? Enquanto festa do trabalho, tema ainda pouco explorado pelos cientistas sociais no Brasil, os pescadores, esperam pesca abundante, mar calmo e tempo bom.

As oferendas são individuais ou coletivas. No entanto, expressam tudo que é de vaidade: perfumes, sabonetes, pulseiras, colares, brincos, batom, pentes, talco, flores coloridas ou brancas como as angélicas, bonecas etc , conta um dos membros da comissão da festa. Elas compreendem,desde alegorias de tamanhos variados que podem aparecer em carroças, ou em carrinhos de mão, até afoxés que surgem em cortejo no meio das filas de fiéis; grupos de capoeira, de teatro, blocos carnavalescos como a banda Didá, formada por mulheres nos moldes do Olodum do qual participam somente homens. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/12/dia-de-iemanja-02-de-fevereiro.html#ixzz1lBXmk6yv

Nenhum comentário:

Postar um comentário