
O “Abril Azul”, evidenciado mundialmente como o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), vem motivando diversas iniciativas no município de Itabuna. Na quinta-feira, dia 3, por exemplo, a equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social IV (CRAS), no Bairro São Caetano, foi mobilizada para uma Roda de Conversa com profissionais do Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH) da Secretaria Municipal de Saúde.
Mantido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), o CRAS IV atende as famílias dos bairros da zona sul da cidade. O encontro teve como objetivo sensibilizar e capacitar os envolvidos com informações atualizadas acerca do Espectro Autista, a partir das trocas de experiências e vivências entre as equipes participantes, fortalecendo assim, o diálogo em rede de proteção e atendimento.
Questões relacionadas ao que é o TEA, seus níveis de classificação, comorbidades e déficits, bem como a Lei Berenice Piana, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista, foram temas abordados na Roda de Conversa pelas representantes do CREADH, Paloma Oliveira da Cruz e Carlineia Lima dos Santos.
Ao final, a equipe técnica do CRAS IV avaliou o encontro como um marco importante daquela unidade, especialmente diante do aumento significativo dos diagnósticos de TEA na atualidade. Todos foram unânimes em afirmar que as discussões permitiram esclarecimento sobre dúvidas e uma melhor compreensão sobre o TEA, suas comorbidades e tratamentos e como se dá o acesso e acompanhamento das famílias pelo CREADH.
Durante as conversas, os técnicos informaram que nos últimos meses as famílias atípicas têm sido um público crescente no CRAS e que muitas vezes comparecem à unidade em busca de orientação sobre como iniciar o tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário