Usuários de Android receberam aviso de tremor em Ubatuba (SP), mas sismólogos não registraram atividade sísmica
Por Folhapress
Foto: Reprodução / Google

A notificação, enviada por volta das 2h20, causou preocupação entre os moradores. No entanto, o Centro de Sismologia da USP e o USGS (Serviço Geológico dos EUA) confirmaram que nenhum terremoto foi registrado na região.
O que aconteceu?
Segundo o Google, o alerta foi disparado porque o sistema detectou sinais de vibração em celulares Android próximos ao litoral paulista. Esse recurso funciona por meio de acelerômetros, sensores presentes nos smartphones que podem perceber movimentações anormais.
A empresa informou que, após a falha, desativou o sistema no Brasil e está investigando o ocorrido.
“Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, declarou o Google.
Como funciona o sistema de alerta do Google?
O Android Earthquake Alerts System (Sistema Android de Alertas de Terremotos) usa sensores dos celulares para detectar possíveis tremores e alertar usuários rapidamente. No entanto, o Google esclareceu que o sistema não substitui alertas oficiais emitidos por órgãos sismológicos.
Por volta das 3h da madrugada, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um comunicado informando que nenhum terremoto foi registrado no estado e que não havia qualquer ocorrência relacionada ao fenômeno.
“Segundo o Centro de Sismologia da USP não foi registrado nenhum terremoto no Estado de SP nesta madrugada. Não há nenhuma ocorrência relacionada com terremoto em atendimento”, afirmou o órgão.
O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), um dos principais órgãos de monitoramento de terremotos no planeta, também não registrou ocorrências.
Em seu site, o Google explica como funciona o sistema: “Se o telefone detectar algo que ele acha que pode ser um terremoto, ele envia um sinal para o nosso servidor de detecção de terremotos, junto com uma localização aproximada de onde o tremor ocorreu. O servidor então combina informações de vários telefones para descobrir se um terremoto está acontecendo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário