> TABOCAS NOTICIAS : Estudo relaciona crescimento da população de ratos ao aquecimento global

.

.

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Estudo relaciona crescimento da população de ratos ao aquecimento global

Foto: Reprodução
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Richmond (EUA), divulgada nesta sexta-feira, 31, aponta que o aumento da população de ratos nas cidades ao redor do mundo está relacionado ao aquecimento global e à expansão urbana. Por Metrópoles

De acordo com o estudo, 11 das 16 cidades analisadas (69%) apresentaram um aumento significativo no número de ratos, incluindo Washington DC, Nova York e Amsterdã. Apenas três cidades, como Tóquio e Nova Orleans, registraram queda na população de ratos.

A pesquisa foi conduzida pelo professor de biologia Jonathan Richardson, da Universidade de Richmond, que analisou dados sobre reclamações públicas e inspeções em 16 cidades ao redor do mundo. Os resultados mostraram uma forte correlação entre o aumento da população de ratos e três fatores principais do ambiente urbano: densidade populacional, urbanização e o aumento das temperaturas.

“Uma das descobertas mais preocupantes é a relação entre o aquecimento climático e o aumento da população de ratos, já que as temperaturas globais estão além do controle das cidades”, explicou Richardson.

As cidades que experimentaram maiores elevações de temperatura ao longo do tempo também foram aquelas com maiores aumentos na população de ratos. Além disso, locais com maior densidade populacional e maior grau de urbanização também observaram um aumento mais significativo de roedores.

O estudo sugere que o aumento das temperaturas pode estar prolongando os períodos de atividade sazonal dos ratos, permitindo que fiquem ativos por mais tempo no inverno e comecem a procurar comida mais cedo na primavera. “Mesmo um ou dois períodos extras de atividade fora do solo podem resultar em surtos reprodutivos adicionais, acelerando o crescimento populacional”, concluiu Richardson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário