Mais de 1,2 mil estão desalojados
Foto: reprodução
As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23) provocaram estragos na cidade de Mimoso do Sul, no Sul do estado. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Leonardo Ferreira, a cidade está “devastada”, e equipes estão atuando no socorro às vítimas desde a manhã. Outras cidades da região também foram afetadas e o número de desalojados já passa de 1,2 mil no estado. Conteúdo G1
Ainda segundo o coordenador, nível do rio que corta o município não baixou, e a cidade se encontra sem o funcionamento de unidades de saúde e supermercados. Segundo boletim extraordinário da Defesa Civil estadual, o volume de chuva em Mimoso do Sul chegou a 231,8 milímetros em intervalo de 24 horas, o segundo maior entre as cidades capixabas.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou neste sábado que opera em alerta máximo devido às chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo. No boletim das 11h, havia 1.205 desalojados no estado, sendo mil em Vargem Alta, um em Mimoso do Sul, quatro em Alfredo Chaves e 200 em Guaçuí. Não há registro oficial de óbitos.
Segundo o coordenador da Defesa Civil estadual, Whashington Dias, a previsão de chuva para o Sul do estado na sexta-feira era de 130 milímetros, mas choveu o dobro.
“Houve consequência pior do que a gente previa. Pessoas foram muito afetadas. A previsão para este sábado é 130 mm ao longo do dia. Esperamos que não ultrapasse porque a situação já e complicada nessas cidades”, disse.
Nos vídeos feitos no centro de Mimoso do Sul, além de um caminhão do Corpo de Bombeiros ter sido arrastado por uma enxurrada, outros carros também foram levados pelas águas fortes.
Nas imagens da viatura dos Bombeiros, por exemplo, dá para ver um caminhão de uma concessionária de energia sendo arrastado também. Em outros registros, dezenas de carros são levados e até um portão de ferro é quebrado. Num outro ponto da cidade, mais carros boiando.
Além de Mimoso do Sul, outras cidades onde choveu forte nessas últimas horas foram Vargem Alta, Bom Jesus do Norte, Alegre, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves. Várias ruas ficaram tomadas pelas águas, formando rios de forte correnteza.
“Dá até vontade de chorar. Mais uma vez enchente em Vargem Alta”, disse um morador mostrando a situação do centro da cidade de Vargem Alta, também no Sul do estado, relembrando que o município passou por uma situação parecida há 4 anos.
Em Alegre, outro vídeo mostra um carro “nadando” pelas ruas da cidade após a chuva forte. O carro aparece com apenas a traseira para fora da água que formou um “rio” na rua.
A Defesa Civil do Espírito Santo divulgou na manhã deste sábado um relatório mostrando o acumulado de chuva nas cidades capixabas. Bom Jesus do Norte acumulou 304,2 milímetros nas últimas 24 horas (até 11h deste sábado), seguida por Mimoso do Sul (231,8 mm) e Muniz Freire (196,4 mm).
Confira o acumulado de chuva nas últimas 24h:
Bom Jesus do Norte: 304,2 milímetros (mm)
Mimoso do Sul: 231,8 mm
Muniz Freire: 196,4 mm
Alegre: 161,25 mm
Vargem Alta: 150,6 mm
Guaçuí: 153,61 mm
Rio Novo do Sul: 151,8 mm
Jerônimo Monteiro: 139,23 mm
São José do Calçado: 132 mm
Iúna: 98,6 mm
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho (grande perigo) para a possibilidade de chuvas intensas na Região Sudeste do Brasil. E somente no Espírito Santo, são três avisos de diferentes níveis emitidos pelo órgão de monitoramento climático que estão vigentes.
Já o Boletim Meteorológico da Defesa Civil Estadual mostra que pode chover em todo o Espírito Santo especialmente nas regiões Sul, Serrana e Caparaó, onde estão previstos grandes acumulados por dia.
O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que a ES-391, que dá acesso a Mimoso do Sul, já está com equipes trabalhando nos pontos críticos para liberar a via, que está em tráfego seguindo em meia pista.
A ES-297, no km 5, a chuva levou um bueiro e ela está com interdição total. Já no km 27, na ponte do Rio Itabapoana, há uma interdição para esperar o nível do rio baixar.
Na ES-181, entre Alegre e Arraial do Café, nos kms 82 e 90, houve queda de barreira e as equipes já estão atuando e a expectativa é que seja liberada até as 14h.
Na ES-489, km 6,5, entre Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua, também com queda de barreira e há possibilidade de liberação até as 14h.
Na ES-185, km 2, próximo à Celina, o local interditado já está em limpeza e poderá ser liberado ainda pela manhã.
Entre Ibitirama e a BR-262 houve uma pequena queda de barreira que também já está sendo removida para liberação da pista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário