Vinícius Casagrande
Tupolev TU-144 durante seu primeiro voo de teste em 31 de dezembro de 1968 (Divulgação)
O último dia do ano de 1968 ficou marcado como o dia em que o avião comercial mais rápido da história fez seu primeiro voo de testes. Diferentemente do que muita gente imagina, não se trata do famoso Concorde, mas do jato supersônico russo Tupolev TU-144.
Enquanto o Concorde podia atingir até 2,04 vezes a velocidade do som, o avião russo chegava a até 2,35 vezes a velocidade do som. No entanto, o franco-britânico Concorde ficou mais famoso porque o avião russo operou voos comerciais por pouco mais de seis meses, entre 1977 e 1978, enquanto o Concorde ficou em atividade por mais de 27 anos, de 1976 a 2003.
Os dois aviões estavam sendo desenvolvidos simultaneamente. Era época da Guerra Fria, e os russos queriam mostrar que seu poderia tecnológico era superior ao do Ocidente. Para isso, entre outras questões da época, tinham de sair na frente também na corrida pelo desenvolvimento de um avião comercial supersônico (capaz de voar acima da velocidade do som). E conseguiram. O Tupolev TU-144 voou 61 dias antes do Concorde, que levantou voo pela primeira vez em 2 de março de 1969.
O avião russo foi o primeiro a voar e conquistou outros feitos, como o primeiro avião comercial a quebrar a barreira do som e também o primeiro a voar com o dobro da velocidade do som. No entanto, essas marcas foram conquistadas em voos de testes. Leia mais em https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br
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