O aprendizado de técnicas de primeiros socorros é sempre importante e pode começar desde criança. É o que mostra o projeto de extensão Samuzinho, uma iniciativa desenvolvida em parceria pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde (NEPS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Teixeira de Freitas. O objetivo é capacitar estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia para fornecer noções de primeiros socorros para estudantes do ensino fundamental da cidade de Teixeira de Freitas-BA.
Justamente por isso, o funcionamento da iniciativa se deve também à participação de alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e Área Básica de Ingresso (ABI) e de profissionais do SAMU. Os profissionais do serviço de saúde atuam como capacitadores junto aos estudantes da UFSB. Esses, por sua vez, trabalham esses conhecimentos de forma divertida e simples com a garotada. A equipe promoveu diversas ações junto a estudantes do Ensino Fundamental do município de Teixeira de Freitas. A coordenadora do projeto na UFSB, professora Grasiely Faccin Borges, conta que o projeto teve início em março deste ano, e o trabalho junto aos alunos do Ensino Fundamental, em maio. A equipe conta ainda com a coordenação do projeto junto ao SAMU, a cargo da professora Jakeline Pires de Souza, o vice-coordenador do projeto no SAMU, enfermeiro Maximiliano Terra Costa. Em 2017, o projeto funcionou junto aos alunos da escola Amigos da Natureza, e a previsão é de expandir a atuação para mais colégios em 2018.
Grasiely explica que o projeto Samuzinho oferece muitas contribuições formativas. Para os estudantes universitários, trata-se de oferecer uma oportunidade de conhecer o trabalho de SAMU e seu funcionamento, obter formação em Primeiros Socorros e Educação em Saúde, aprender e exercitar o planejamento e a aplicação de atividades lúdicas com crianças do ensino fundamental. Os pequenos também ganham em conhecer e também respeitar o trabalho do SAMU, bem como refletir sobre a importância da vida e os movimentos de solidariedade e aprender a comunicar adequadamente a solicitação de ajuda ao serviço. “A formação em Primeiros Socorros desenvolve respeito, cidadania, empatia, senso de ajudar ao próximo”, afirmou a coordenadora. O aprendizado das crianças também ajuda a levar conhecimento a seus familiares e amigos.
O projeto tem atividades semanais, com os estudantes se dividindo no trabalho nos períodos matutino e vespertino, atendendo a um total de 40 alunos da escola. Em 2017, a equipe do Projeto Samuzinho desenvolveu as seguintes ações: o curso de Formação em Primeiros Socorros para os estudantes da UFSB participantes do projeto; visita da ambulância na escola; atividades semanais com os estudantes da Escola Amigos da Natureza com diversos temas (Introdução aos Primeiros Socorros, Desmaio, Corpo Estranho, Feridas (curativos), Transporte de Acidentados, Fraturas e Imobilização, Convulsão, Choque elétrico, Queimaduras, Intoxicação Exógena, Prevenção de Incêndio e Engasgo); 1ª Corrida Pela Vida do SAMU; Desfile Cívico de 7 de Setembro; Visita do Corpo de Bombeiros na Escola; Visita ao SAMU.
A próxima seleção contará com 12 vagas para extensionistas. A equipe de estudantes atual é composta por Aline Alves Prates Correia; Ariel de Almeida Franco; Calila Oliveira Alves; Gabriel Costa; Guilherme Paranhos Goulart; Jéssica Christina Carvalho Nunes; Larissa Julia de Castro; Lorena Cristina Ramos Oliveira; Mallu E. Duarte; Natanael Rodrigues de Souza; Samuel Costa Pereira; Soraia Souza de Oliveira; Tamy Alves de Matos Rodrigues. Fotos: Equipe do Projeto Samuzinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário