> TABOCAS NOTICIAS : Espanha decide destituir governo catalão e limitar poder do Parlamento

domingo, 22 de outubro de 2017

Espanha decide destituir governo catalão e limitar poder do Parlamento

O Globo
Depois de os ministros do governo espanhol se reunirem desde as 10h da manhã (6h no horário de Brasília) deste sábado, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou que o governo da Catalunha será destituído, as funções do Parlamento da região passarão a ser limitadas e novas eleições serão realizadas “em um prazo máximo de seis meses”.

Em primeiro lugar, o governo espanhol solicitará ao Senado que autorize o afastamento de Carles Puigdemont, presidente atual da Catalunha que luta por independência, e todos os seus conselheiros. Haverá, também, limitação dos poderes dos membros do Parlamento. A proposta dele é que qualquer decisão do governo catalão deve, de agora em diante, submeter-se ao governo central — e Rajoy terá poder de veto.

— Não estamos retirando a autonomia da Catalunha, apenas afastando os governantes — afirmou o chefe do governo, em anúncio feito logo após a reunião com o conselho de ministros.

A isso se seguirá a convocação de novas eleições. Rajoy disse que essas medidas são necessárias “porque nenhum governo democrático pode tolerar que a lei seja violada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário