A Bahia passou a liderar mais uma vez o ranking de desempregados em todo o Brasil. No terceiro trimestre do ano (julho a setembro) o estado atingiu a marca de 15,9% de desempregados, o que representa cerca de 1 milhão e 150 mil pessoas sem emprego. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a Bahia possui ainda a maior taxa de subutilização da força de trabalho do país, com 34,1% da sua população.
Na Bahia, os setores da construção civil e de alojamento e alimentação foram os únicos que registraram crescimento no número de postos de trabalho em relação ao trimestre anterior, com o aumento de 12 mil e 36 mil empregados respectivamente. Mesmo com o aumento, o número de trabalhadores da construção ainda é 4,9% menor do que no mesmo período do ano passado.
No Brasil, o percentual de desocupação de 11,8% também é o maior de uma série histórica da Pnad Contínua. O número equivale a mais de 12 milhões de desempregados em todo o país, 436 mil pessoas a mais do que foi calculado no trimestre anterior. Na região Nordeste, o total de desempregados chega a quase 3 milhões e meio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário