Emoção, sonho e magia marcaram o evento de abertura das atividades do Programa de Arte e Cidadania (PAC), mantido pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Por este programa, a FICC fomenta os projetos “Viv-à-rte” e “Casa das Artes”. O evento aconteceu nesta quinta-feira (12), no Teatro Amélia Amado, na Ação Fraternal de Itabuna – AFI.
No evento, foi feita a apresentação do espetáculo “O Pequeno Príncipe”, cuja montagem carregou consigo uma linguagem que misturou a dança, o teatro e a música. A professora Denise Tavares, coordenadora pedagógica da FICC, explicou que “o Programa de Arte e Cidadania é uma ação que potencializa a arte fortalecendo a cidadania executado pela FICC e que atua em duas frentes: o Programa de Arte e Cultura em Interesse Social (PACAIS), através do qual financia-se o projeto “Casa das Artes”, e o “Viv-á- rte”, que atende crianças e adolescentes em tempo integral.
O presidente da FICC, professor Roberto José da Silva, disse que “para construir uma cidade melhor é preciso sonhar juntos, e acreditando nessa construção o prefeito Vane está investindo em projetos de inclusão da arte e da cultura em nossa cidade”.
Influenciada por uma amiga a participar das aulas de ballet, a adolescente Aline Andrade, moradora do bairro Fonseca, relatou queas aulas, para ela, se transformaram numa paixão. “O meu sonho é ser bailarina, um desejo que despertou, quando comecei a participar das aulas de ballet disponibilizadas pelo programa Vi-à-rte lá mesmo no meu bairro, o que facilita muito pra mim que não teria dinheiro para pagar o transporte se as aulas fossem em um outro bairro”, disse Aline.
Para a professora de ballet Beatriz de Almeida Midlej, vinculada ao PACAIS, “ajudar as crianças com algo positivo, transformando um sonho em realidade é um incentivo a mais a querer e a buscar algo novo para estar oferendo a elas”. Beatriz explica ainda, que “o ballet clássico é considerado um sonho para muitas meninas, e através desse sonho, poder oferecer a elas uma expectativa de vida, trançando um caminho longe das drogas, prostituição e criminalidade é algo fantástico”.
As aulas do Viv-à-rte e da Casa das Artes serão iniciadas no próximo dia 23 de fevereiro. As matrículas já estão abertas e as informações completas podem ser obtidas na sede da FICC, na Praça Laura Conceição, 339 – Centro, ou pelo telefone (73) 3613 4915. Os interessados podem fazer cursos diversos, entre os quais ballet, danças, violão, bateria, teclado, capoeira, futebol, teatro, reclicagem de material, artesanato, informática, bateria e percussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário