> TABOCAS NOTICIAS : 10 DE JULHO

quarta-feira, 10 de julho de 2013

10 DE JULHO

10 de Julho – Dia da Pizza

pizza-dia
A pizza chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país.

Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil. Segundo consta no livro Retalhos da Velha São Paulo, foi nos fornos do restaurante de Geraldo Sesso Jr., a Cantina Dom Carmenielo, que os apreciadores da culinária Italiana passaram a poder degustar a iguaria napolitana.
Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo, sendo abertas novas cantinas. As pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de muçarela e anchovaeram as mais presentes, mas à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a Mais em Fonte: Wikipédia / Oba Oba

10 de Julho – Dia da Minissaia

minissaia2
Em 10 de julho de 1964, a estilista inglesa Mary Quant apresentou a minissaia. No início da década de 60, as moças comportadas começavam a abandonar as saias rodadas e atacavam de calças cigarette. Mas a grande vedete dos anos 60 foi mesmo a minissaia, criação conjunta de Mary Quant e André Courrèges.

André Courrèges, desde o início de sua carreira, foi considerado revolucionário. Ele não apenas “encurtava” as peças, mas as construía, dando formas diferenciadas, estruturadas e com estampas geométricas. Mary Quant apenas diminuía o cumprimento das saias e vestidos. É o que diz o livro de Françoise Vincent-Ricard, As Espirais da Moda (Paz e Terra, 1989).
O estilista era considerado superior à Mary, por ter mais técnica, enorme conhecimento de costura, criações mais geniais. Mas é ela quem – comumente – leva a fama pela então novidade da minissaia e que fez enorme sucesso.
Mary nasceu em Londres, em 1934. Começou sua promissora carreira no mundo da moda abrindo a butique Bazaar, em 1955. A ideia inicial era fazer as peças que ela gostaria de usar, mas que não conseguia encontrar em outras lojas.
Na década de 60 a loja tornou-se um império, sinônimo de vanguarda e ganhando fama internacional por ter roupas, acessórios e até cosméticos “jovens e descomplicados”. Em poucos anos, Mary e seu marido abriram 150 filias na Inglaterra, 320 nos Estados Unidos e milhares de pontos de venda em todo o mundo. Mais em Fonte: Terra / Plasticamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário