> TABOCAS NOTICIAS : Equipe de Bolsonaro já tem MP pronta para começar a mexer na Previdência

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Equipe de Bolsonaro já tem MP pronta para começar a mexer na Previdência

Imagem: Rafael Carvalho/Divulgação
Laís Alegretti**De Brasília para a BBC News Brasil
Diante da dificuldade de conquistar apoio para endurecer as regras de aposentadoria, a área econômica do novo governo planeja um conjunto de medidas para tentar preparar o terreno para a reforma da Previdência.

As mudanças estão em uma medida provisória que começou a ser elaborada por integrantes do ministério de Paulo Guedes (Economia) antes da posse de Jair Bolsonaro (PSL).

A estratégia defendida pela equipe consiste em explorar o discurso de que o novo governo decidiu agir para combater fraudes e corrigir erros na Previdência --e só depois disso vai mudar as regras de aposentadoria.

O objetivo é se vacinar contra as críticas recorrentes durante a discussão da reforma enviada pelo presidente Michel Temer: os opositores diziam que o governo deveria, antes de endurecer regras de acesso aos benefícios, fazer um esforço maior contra fraudes e cobrar devedores.

Ressarcimento ao INSS e auxílio-reclusão
O texto da medida provisória, ao qual a BBC News Brasil teve acesso, estabelece o ressarcimento de valores pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indevidamente, como após a morte de beneficiários, e altera regras do auxílio-reclusão. LEIA MAIS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário