> TABOCAS NOTICIAS : Japoneses desenvolvem técnica que cria orelhas humanas nas costas de ratos

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Japoneses desenvolvem técnica que cria orelhas humanas nas costas de ratos

Uma das grandes discussões éticas envolvendo ciência atualmente diz respeito ao uso de animais em testes laboratoriais. E a discussão só deverá aumentar após um controverso anúncio feito por cientistas japoneses.

Especialistas na reconstituição de partes do corpo humano para servirem de implante, eles anunciaram que obtiveram sucesso na tentativa de fazer crescer uma orelha humana em um rato. O anúncio causou extrema polêmica na comunidade científica.

De acordo com o grupo de pesquisadores, especialistas que trabalham para as universidades de Tóquio e Kyoto, a técnica ainda é embrionária. Deixando de lado as críticas, no entanto, eles dizem que ela deverá ser bastante aperfeiçoada em breve.

A técnica bastante polêmica envolve a retirada de uma pequena amostra celular dos pacientes, que é implantada em ratos. Dois meses após o início do primeiro teste, é possível ver uma foto que mostra a orelha nas costas do roedor.

Atualmente, esse tipo de processo envolvendo especificamente a orelha é feita de maneira completamente dolorosa para o paciente. Consiste na retirada de cartilagens diretamente da costela da pessoa que receberá o implante, o que existe diversas operações.

A expectativa dos japoneses é que o estudo se desenvolva rapidamente para que as orelhas sejam aplicadas em breve em humanos. Segundo eles, a técnica beneficiaria crianças com anomalias faciais e vítimas de guerras ou acidentes.

Apesar do benefício citado pelos especialistas, os testes estão na mira de diversas instituições de proteção aos animais. Isso porque os ratos que “dão vida” às orelhas são, obviamente, sacrificados após sua utilização no processo. Fonte: Mirror

Nenhum comentário:

Postar um comentário