> TABOCAS NOTICIAS : Leucemia: Descoberta pode revolucionar tratamento

sábado, 20 de setembro de 2014

Leucemia: Descoberta pode revolucionar tratamento


Foto: Alexa Molina/ WikiMediaCommons
Um estudo canadense, divulgado nesta sexta-feira, dia 19, pela revista Science, promete uma revolução no tratamento da leucemia, o câncer que mais mata crianças e adolescentes no Brasil.
Depois de cinco anos de pesquisa, os cientistas desenvolveram uma molécula - chamada UM 171 - que, quando injetada nas células-tronco originais, ela multiplica por 10 a quantidade de células-tronco que foram retiradas do sangue do cordão umbilical e que são justamente as células que os médicos tanto precisam para tratar as doenças do sangue, como a leucemia.

O teste em laboratório, em camundongos, teve resultados muito bons. 
“Quando se faz o transplante de sangue de cordão, o número de células transplantadas é muito importante para o sucesso do transplante. Então, na realidade, aumentando-se o número de células, é claro que o sucesso ainda vai ser maior”, disse o coordenador de transplantes do hospital Sírio Libanês, Vanderson Rocha, ao Jornal Nacional.
O teste em humanos começa em dezembro.  

A leucemia
O chamado câncer do sangue se desenvolve no interior dos ossos, onde são produzidas, entre outras, as células do sistema de defesa do organismo, os leucócitos. 
Quando a quimioterapia não funciona, o jeito é fazer um transplante de medula óssea.

E aí começa o calvário dos pacientes, que chegam a esperar dois anos para encontrar um doador compatível.
Outra alternativa é transplantar células-tronco do sangue do cordão umbilical que vão dar origem a novas células sanguíneas. 
O problema é que a quantidade de células-tronco encontrada no recém-nascido é muito pequena e a nova técnica, que multiplica por 10, pode ser uma solução promissora. Com informações do JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário