> TABOCAS NOTICIAS : Ex-bilionário doa fortuna para educar crianças

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ex-bilionário doa fortuna para educar crianças


Foto: Fundação Atlantic Philanthropies
Um ex-bilionário decidiu doar toda sua fortuna para educar crianças.
Chuck Feeney é um empresário de sucesso, que foi implacável em sua busca pelo lucro e sempre dirigiu seu negócio com firmeza.
Ele acumulou uma fortuna de 4 bilhões de libras, quase de 16 bilhões de reais, mas não hesitou em doar tudo o que ganhou.

A Fundação Atlantic Philanthropies, criada pelo empresário bilionário americano, que tem 83 anos, fez uma de suas últimas doações esta semana.

Os recursos de 33 milhões de libras, doados agora à Irlanda, serão acompanhados pelo governo, que foi orientado a aplicar a verba na promoção da educação compartilhada de crianças protestantes e católicas, programas familiares e melhorias para o cuidado da demência.

Agradecimento
Martin McGuinness, o vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte, recebeu as últimas doações do empresário.
Ele disse que o dinheiro é uma "contribuição colossal", feita pelo Sr. Feeney e sua fundação.  “O legado será um futuro melhor para as pessoas mais vulneráveis da nossa comunidade".

A fortuna
Chuck Feeney fez sua fortuna com lojas duty-free.
Ele nasceu em uma família humilde de imigrantes irlandeses católicos e cresceu em Nova Jersey, EUA, durante a Depressão.
Aos 10 anos de idade ele já mostrava seus talentos empresariais vendendo cartões de Natal, de porta-a-porta.
 
Caridade
Em 2007 Chuck Feeney disse: "Eu tive uma ideia que nunca saiu da minha mente - que você deve usar sua riqueza para ajudar as pessoas."

Mas a maior parte da carreira de filantropo de Chuck Feeney foi anônima.
A filosofia dele é “giving while living”, ou “doar em vida”, inspirado em Warren Buffett e em Bill e Melinda Gates que também fazem grandes caridades.

Do total de sua fortuna, Chuck Feeney reservou 1,2 milhão de libras para viver seus últimos dias.
Com informações do Independent

Nenhum comentário:

Postar um comentário