> TABOCAS NOTICIAS : Usain Bolt é o maior atleta da história

domingo, 18 de agosto de 2013

Usain Bolt é o maior atleta da história


REUTERS/Kai Pfaffenbach(Reuters) - Usain Bolt, um dos maiores atletas olímpicos da história, tornou-se o maior vencedor de campeonatos mundiais de atletismo da história com a vitória da Jamaica no revezamento 4x100 metros rasos neste domingo.

Com as vitórias nos 100 e 200 metros, ele chegou a três ouros em Moscou e elevou sua contagem para oito títulos, mesmo número dos americanos Carl Lewis, Michael Johnson e Allyson Felix, mas o jamaicano leva vantagem por ter conquistado duas medalhas de prata em 2007.
Shelly-Ann Fraser Pryce também venceu três títulos para a Jamaica com o revezamento 4x100 metros feminino e o segundo tempo mais rápido da história. Os seis ouros jamaicanos de Moscou ofuscaram a nuvem de doping que veio na preparação para o Mundial.
Neste domingo houve duas vitórias do Quênia em distâncias médias. Asbel Kiprop manteve o título dos 1.500 metros e Eunice Sum foi campeã nos 800 metros femininos.
O francês Teddy Tamgho executou o terceiro pulo mais longo da história, 18m04, e ganhou o salto triplo. Christina Obergfoell venceu o lançamento de dardo e deu o quarto ouro para a Alemanha nos eventos de campo.
Tradicionalmente, o programa do atletismo termina com o revezamento 4x400 metros, mas o poder midiático de Bolt é tão grande que os eventos foram rearranjados para assegurar destaque à Jamaica.
A ilha foi superada pelo Reino Unido nas preliminares, mas os favoritos haviam poupado Bolt e Nickel Ashmeade, enquanto os Estados Unidos, de maneira estranha, usou os mesmos quatro atletas na final.
Inicialmente, isso pareceu funcionar para os norte-americanos que lideraram quase até o fim, mas a passagem de Rakieem Salaam para Justin Gatlin deixou o vice-campeão dos 100 metros desequilibrado. Ele claramente invadiu a raia da Jamaica, mas de alguma forma escapou da desclassificação.
Isso não fez diferença alguma para Bolt, que disparou para a vitória em 37s36, o sexto tempo mais rápido da história, com os Estados Unidos fazendo 37s66.
O Reino Unido, outra nação com um histórico doloroso de erros em revezamentos, cruzou a linha de chegada em terceiro, mas foi desclassificada por causa de uma passagem atrasada. Isso promoveu o Canadá ao pódio e de certa forma compensou a Olimpíada de 2012, quando eles foram desclassificados depois de terminarem em terceiro.
Bolt animou a torcida fazendo uma tradicional dança russa na celebração, o que não é fácil para alguém que mede 1,95 metro, antes de dar a volta no estádio com suas três medalhas de ouro.
As mulheres dos Estados Unidos também erraram feio, apesar de terem conseguido uma recuperação incrível que lhes rendeu a medalha de bronze. O quarteto da Jamaica celebrou a vitória em 41s29, segundo melhor tempo da história, atrás apenas dos 40s82 das norte-americanas na Olimpíada de Londres do ano passado e abaixo até dos 41s37 da Alemanha Oriental, recorde que durou 27 anos, mas teve influência de doping.
A Rússia liderou a tabela de medalhas com sete ouros. Os norte-americanos ficaram em segundo com seis, mas vão se vangloriar com seu próprio sistema de contagem, que considera o número total de medalhas. Os Estados Unidos ainda conquistaram 13 pratas e 25 bronzes.
A Jamaica também conquistou seis ouros, o Quênia levou cinco, a Alemanha, quatro, e Etiópia e Reino Unido terminaram com três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário