> TABOCAS NOTICIAS : Senador boliviano comemora demissão de Patriota

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Senador boliviano comemora demissão de Patriota

Estado de Minas
O senador Roger Pinto Molina, que chegou ao Brasil na madrugada do último domingo (25), comemorou a demissão do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. “Que bom, estamos no caminho certo”, disse, ao ser informado da saída do diplomata brasileiro do cargo. O parlamentar boliviano passou a segunda-feira na casa do seu advogado, Fernando Tibúrcio Pena, no Lago Norte. Em boa parte do tempo, falou com a família pela internet. Molina ainda recebeu a visita do senador brasileiro Sérgio Petecão (PSD-AC), com quem já mantinha contato antes da vinda dele ao país. Ele o abraçou longamente e ficou emocionado. O ex-deputado estadual do Acre Fernando Melo também o visitou. No fim da noite, jantou comida chinesa e se reuniu com mais amigos.

À tarde, o senador apareceu por três vezes na parte externa para registro de imagens da imprensa. “Eu amo o Brasil”, disse, bem- humorado, ao lado de um dos quatro cachorros da residência. Ele evitou, porém, responder às perguntas feitas pelos jornalistas. Molina dará, hoje, uma entrevista coletiva na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Segundo relatos da defesa, ele está muito feliz por estar no Brasil. “Foi duro ficar sem ver o sol. Nem prisioneiro passa o que passei”, afirmou Molina ao Estado de Minas.

Molina permaneceu 455 dias na Embaixada do Brasil em La Paz, que lhe concedeu asilo. A Bolívia se recusava a conceder autorização para que ele viajasse para terrritório brasileiro. Na sexta-feira, ele saiu da embaixada em um carro diplomático, escoltado por militares brasileiros.
A cada parada para passar por revista no trajeto de 22 horas de viagem até Corumbá, ele achava que seria impedido de chegar ao destino. Mas, como estavam em carro diplomático, a comitiva era liberada. Havia o receio de que narcotraficantes ligados ao presidente da Bolívia, Evo Morales, o reconhecessem. O advogado do parlamentar, Fernando Tibúrcio Pena, afirmou que “não existe a possibilidade” de o boliviano ser extraditado.

Repercussão

O anúncio do governo brasileiro de que vai investigar a vinda do senador Roger Pinto Molina ao país foi a manchete dos dois principais jornais da Bolívia, Los Tiempos e La Razón, ontem e ocuparam por todo o dia grande espaço nos respectivos portais na internet. Além de destacar a informação de que o Itamaraty não sabia da fuga do político de oposição, os jornais reproduziram as entrevistas dadas por Roger, nas quais acusou o presidente da Bolívia, Evo Morales, de envolvimento com o narcotráfico. No mundo, apenas a versão on-line do espanhol El País reservou espaço na página principal para o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário