> TABOCAS NOTICIAS : 6 de Agosto – Dia de Hiroshima (ou Dia da Paz) – Hiroshima Day

terça-feira, 6 de agosto de 2013

6 de Agosto – Dia de Hiroshima (ou Dia da Paz) – Hiroshima Day

hiroshima_dayEm memória das vítimas da primeira bomba atômica em Hiroshima, Japão, 1945.
6 de agosto de 1945, 8h15m. O bombardeiro B29 Enola Gay, da Força Aérea Norte-americana, lançava sobre a cidade de Hiroshima a “Litlle Boy“, uma bomba atômica de Urânio-235 com uma potência equivalente a 13 Kilo-Toneladas de TNT, que causaria a morte imediata de cerca de 80 mil pessoas e destruiria cerca de 90% dos edifícios e infraestruturas de uma cidade que a data tinha uma população de cerca de 300.000 mil pessoas.
Depois da destruição de Hiroshima em 1945, muitas doenças surgiram entre os sobreviventes. Uma das vítimas, Sadako Sassaki, tinha dois anos no dia da explosão e começou a sentir os efeitos da bomba atômica aos 12 anos, quando descobriu ter leucemia. Um amigo foi visitá-la e dobrou um pássaro de papel chamado Tsuru (origami). Disse que se uma pessoa dobrar mil Tsurus e fizer seu pedido a cada um deles, seu pedido será atendido. Sadako dobrou 964 Tsurus até 25 de outubro de 1955, quando morreu. Seus amigos dobraram os Tsurus restantes a tempo para seu enterro.
Depois disso formaram um clube para arrecadar dinheiro e construir um monumento. Estudantes de mais de três mil escolas no Japão e de nove outros países contribuíram e, em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no Parque da Paz, em Hiroshima. Todos os anos, no Dia da Paz, comemorado em 6 de agosto, pessoas do mundo inteiro enviam Tsurus de papel para o Parque da Paz.
Hiroshima Day is observed in many parts of the world with special vigils and peace marches. It is held to commemorate the dropping of the first atomic bomb on the Japanese city of Hiroshima on August 6, 1945.
Fonte: Celebremos a Paz / Paraná Shop / Kids Turn Central hiroshima_day

Nenhum comentário:

Postar um comentário