> TABOCAS NOTICIAS : TRAGÉDIA NO RIO: MAIS DE 820 MORTOS E 500 DESAPARECIDOS

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA NO RIO: MAIS DE 820 MORTOS E 500 DESAPARECIDOS

No dia em que a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro completa duas semanas, o Ministério da Saúde emitiu um alerta, nesta terça-feira (25), para o risco provocado por água e alimentos contaminados e por animais peçonhentos, sobretudo neste período de alto índice de enchentes no país. Ao todo, 828 pessoas já morreram em sete cidades nas quais foi decretado estado de calamidade pública.
Segundo dados compilados pela Polícia Civil do Estado e pela secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio (Sesdec-RJ), do total de mortos desde as chuvas do último dia 11, a grande maioria é de Nova Friburgo (399) e Teresópolis (335). Há registro de mortos também em Bom Jardim (um), no distrito de Itaipava, em Petrópolis (67), Sumidouro (22) e São José do Vale  Preto (quatro).
Dos sete municípios em que foi decretado estado de calamidade pública, apenas em Areal não teve mortos.

Desaparecidos

Na segunda-feira (24) o Ministério Público Estadual (MPE) divulgou um levantamento atualizado de desaparecidos na região serrana. O número anterior, que passava de 400 pessoas, agora foi para 513 desaparecidos registrados pelo Programa de Identificação de Vítimas (PIV). A iniciativa consolida diariamente as listas com informações registradas por parentes e amigos e checadas com os dados de hospitais e do IML (Instituto Médico Legal) de cada cidade.
Do total de desaparecidos, 234 são de Teresópolis, 187 de Nova Friburgo, 45 de Petrópolis, 38 de localidades não informadas, quatro de Sumidouro, dois de Bom Jardim, um de Cordeiro e dois de São José do Vale do Rio Preto. A lista nominal pode ser consultada no site do MPE, o www.mp.rj.gov.br. Já o total de desabrigados e desalojados em toda a região, conforme a Sesdec-RJ, supera as 25 mil pessoas.

Aluguel social

Em Teresópolis, continua esta semana o cadastramento das famílias desabrigadas para o atendimento pelo aluguel social. O trabalho é realizado por um grupo de profissionais da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e vem sendo acompanhado por técnicos da secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. Têm prioridade todas as famílias que se encontram alojadas nos abrigos de Teresópolis. No último fim de semana, segundo a prefeitura, foi realizado o cadastramento em 34 abrigos da cidade.
O aluguel social tem o valor de R$ 500 e será pago por 12 meses, conforme anunciado pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), em Teresópolis, no último dia 20. Todas as sete cidades devastadas pelas chuvas receberão o benefício, a ser pago pela Caixa Econômica Federal por meio do cartão do Bolsa Família ou conta corrente simplificada aberta nas agências do banco nos municípios atingidos.

Aulas em Teresópolis

Também nesta terça, teve início, em Teresópolis, o remanejamento dos estudantes matriculados nas escolas atingidas pelas enchentes. Segundo a prefeitura, o objetivo é que todos os alunos estejam em sala de aula até o fim do próximo mês. Das 100 escolas municipais, 20 estão parcialmente danificadas, quatro foram destruídas, seis escolas funcionam como abrigo e duas foram interditadas pela Defesa Civil.
A rede municipal tem 27 mil alunos, e as aulas nas unidades escolares não atingidas pelas enchentes começam no dia 7 de fevereiro. A situação nas demais unidades é objeto de um relatório encaminhado às secretarias de Defesa Civil e de Obras, responsáveis pela execução das reformas nos estabelecimentos de ensino e liberação dos acessos às escolas.

Desinstalação do hospital de campanha

A Marinha do Brasil, autorizada pelo Ministério da Defesa, iniciou também nesta terça-feira a desmobilização do HCamp (Hospital de Campanha) em Nova Friburgo, já que o sistema de saúde local tem sido restabelecido -- com a consequente diminuição do número de pacientes, informa o governo federal.
Durante os 11 dias de funcionamento, a unidade realizou 2.205 atendimentos. No total, foram realizados 1.741 atendimentos da clínica médica, 419 da ortopedia, 240 da pediatria, 36 da clínica cirúrgica, 19 da emergência, 8 da odontologia.
A aeronave que se encontrava à disposição na região para apoio de transporte da Força Nacional de Segurança e do Corpo de Bombeiros retornou para o Comando da Força Aeronaval, situada em São Pedro da Aldeia (RJ).
* Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário