> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:SAS estuda soluções para a questão dos moradores de rua

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ITABUNA-BA:SAS estuda soluções para a questão dos moradores de rua

Atendendo a uma determinação do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, que escalonou como prioridade a intensificação das ações na área social, a primeira tarefa da secretária Marina Silva, ao assumir a pasta da Assistência Social, foi convocar todos os diretores daquela unidade para uma avaliação dos programas e políticas em andamento.
Um item especial na agenda foi a situação dos moradores de rua do município. Segundo a secretária, sua equipe já possui um projeto que visa solucionar este problema, mas para tanto, está viabilizando parceria com uma instituição do município e conta com o total apoio do governo municipal.
No encontro com a participação dos diretores da Atenção Social Básica, Proteção Social Especial, Bolsa Família, Bolsa Renda Familiar e outros departamentos, Marina Silva informou que uma equipe de assistentes sociais e psicólogos está sendo estruturada para se reunir com os moradores de rua, no período da noite, para um trabalho de cadastramento, a partir da identificação de cada um deles e com um levantamento do histórico familiar.
Para a secretária de Assistência Social é preciso ter um banco de dados, com informações essenciais o que vai permitir localizar até em outras cidades os familiares dessas pessoas em situação de rua, e assim planejar a sua reinserção social.
Marina Silva explicou que a partir da pesquisa a equipe da SAS entrará em contato com as famílias dos moradores de rua cadastrados através da assistência social do município de origem, fazendo com que o morador retorne para sua cidade natal ou até mesmo retorne ao mercado de trabalho. “Esta atitude visa fortalecer os vínculos familiares”, disse Marina.

SAGCS - PMI Texto : Kleber Torres Reportagem: Hélio Fonseca e Mariana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário