Depois do Complexo da Fiat, em Goiana (PE), com investimento de mais de R$ 4 bilhões em Pernambuco, iniciou-se uma nova disputa nos bastidores entre os governos do Nordeste para atrair novas montadoras para a Região. O Estado já fechou com a segunda montadora, desta vez a chinesa com a parceria da Shaanxi Automobile Group (SAG) com a MAN, que vai construir uma fábrica na cidade de Caruaru (PE) para a produção de caminhões da marca Sacman.
No Nordeste, a primeira a desbravar foi a Ford, em 2001, que montou um complexo automotivo em Camaçari, na Bahia, para produzir o Fiesta Hatch, o Fiesta Sedan e o EcoSport. A empresa planeja agora uma expansão nos 4,7 milhões metros quadrados de área e na produção de 250 mil carros por ano. Recentemente, os baianos passaram a aguardar a montadora anunciada pelo grupo SHC (representante da chinesa JAC Motors no país), do empresário Sérgio Habib, e o Ceará negocia uma fábrica da GM no Estado.
A Paraíba, por sua vez, especula ainda sobre a vinda de uma montadora do grupo Caoa (representante da Hyundai no país), do empresário Carlos Alberto de Oliveira de Andrade, para Campina Grande ou Alhandra.
No Nordeste, a primeira a desbravar foi a Ford, em 2001, que montou um complexo automotivo em Camaçari, na Bahia, para produzir o Fiesta Hatch, o Fiesta Sedan e o EcoSport. A empresa planeja agora uma expansão nos 4,7 milhões metros quadrados de área e na produção de 250 mil carros por ano. Recentemente, os baianos passaram a aguardar a montadora anunciada pelo grupo SHC (representante da chinesa JAC Motors no país), do empresário Sérgio Habib, e o Ceará negocia uma fábrica da GM no Estado.
A Paraíba, por sua vez, especula ainda sobre a vinda de uma montadora do grupo Caoa (representante da Hyundai no país), do empresário Carlos Alberto de Oliveira de Andrade, para Campina Grande ou Alhandra.