> TABOCAS NOTICIAS : Por enquanto, Paulo Guedes pouco falou

domingo, 27 de janeiro de 2019

Por enquanto, Paulo Guedes pouco falou

Ossami Sakamori **Crédito da imagem: Veja
O Ibovespa - índice que compõe as ações mais negociadas da Bovespa/BMF, tem batido sucessivos recordes. Ontem, dia 23, véspera de feriado em São Paulo, o Ibovespa fechou em 97.677 pontos. Ainda assim, se corrigido pela inflação do período, o índice está bem abaixo do pico de 2008. O mercado de ações, tem ainda muito chão para percorrer. 

O motivo do otimismo, é a declaração do ministro da Economia Paulo Guedes, durante o Fórum Econômico Mundial, de que a reforma da previdência que o governo vai enviar ao Congresso Nacional pode economizar aos cofres públicos, em até R$ 1,3 trilhões, sem especificar em que período. De toda forma, independe de ser um número vago e sem ao menos dar informações detalhadas sobre as reformas pretendidas, o "mercado financeiro" as pegou bem. 

Segundo a grande imprensa, o Paulo Guedes teria afirmado que a realização da reforma dará ao Brasil um "poderoso efeito fiscal" com duração por 15, 20, 30 anos". E ainda, afirmou: "Ou é isso, ou vamos nos tornar a Grécia".

Curiosamente, eu tenho afirmado em sucessivas matérias neste blog, de que a "dívida pública federal" poderá levar o Brasil, celeremente, ao caminho da Grécia ou Turquia. Um dos principais componentes, além das reformas estruturantes são os juros reais Selic pago pelo governo ou a eliminação do "déficit primário" (o dinheiro que falta para pagar as despesas correntes) será um fator preponderante para o desenvolvimento sustentável do País.

Passado 24 dias da posse do novo governo, os investidores institucionais aguardam, ansiosamente, o detalhamento da política econômica do novo governo. Urge a apresentação da política econômica completa, além da apresentação de vagos números. O governo não pode continuar se portando como amador, porque os investidores institucionais só vão colocar o "dinheiro novo" só quando houver definição clara da política econômica, em números. 

Por enquanto, o ministro da Economia Paulo Guedes só apresentou aos investidores institucionais, as boas intenções. No meu entender, isto é muito pouco para um país que procura avidamente por novos investimentos no sistema produtivo. https://ossamisakamori.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário