Por Robson Pires
Os americanos nunca foram tão favoráveis à regulamentação de maconha como o do álcool ou tabaco. Desde 1969, o instituto Gallup pergunta aos cidadãos daquele país: “Você acha que o uso de maconha deveria ser legalizado ou não?” Na pesquisa desse ano, 64% das pessoas responderam que sim, contra apenas 12% em 1969.
Outro recorde relevante foi o apoio dos cidadãos filiados ao partido Republicano, representante da direita conservadora. Pela primeira vez na história, a legalização foi apoiada pela maioria dos entrevistados dessa turma: 51% deles querem a maconha legalizada. Um aumento de 9 pontos percentuais em apenas um ano, comparando com os 42% de 2016.
Com a opinião pública cada vez mais a favor da medida, aumenta a pressão para que o governo federal legalize a erva em nível nacional. “Com a maioria dos Estados com leis para regular a maconha de alguma forma, e com quase dois terços dos eleitores endossando a legalização do uso da planta por adultos, não faz mais sentido do ponto de vista político, fiscal ou moral manter a proibição federal da maconha”, disse num comunicado oficial o Justin Strekal, diretor político da Organização Nacional para a Reforma das Leis da Maconha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário