Cintia Baio / Colaboração para o UOL / iStock
Imagine despertar no meio da noite, abrir os olhos e, ao tentar se mexer, sentir o corpo todo paralisado e ser incapaz de mover um músculo sequer. Agora, adicione a isso a sensação de que alguém ou alguma coisa está dentro do seu quarto, te observando e você não consegue nem gritar por socorro.
Esse quadro —aterrorizante para quem já o vivenciou— é categorizado pela ciência como um distúrbio do sono (assim como o sonambulismo) e tem um nome: paralisia do sono.
De acordo com um estudo feito em 2011 pela Universidade da Pensilvânia, nos EUA, aproximadamente 8% da população mundial experimenta pelo menos um episódio de paralisia do sono durante a vida.
Cérebro acorda antes
Segundo os pesquisadores, isso acontece porque durante o sono, nosso cérebro precisa "desligar" algumas funções motoras para que, durante o sonho, nosso corpo não se mexa.
"Isso funciona como um mecanismo de defesa para que a gente não saia chutando alguém quando sonhamos que estamos em uma luta ou fiquemos cantando ao sonhar que somos artistas, por exemplo", explica Dalva Poyares, neurologista e especialista em medicina do sono pela Associação Brasileira do Sono. LEIA TUDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário