Garota chinesa exibe latas de Coca-Cola, com o logo em mandarim
A Coca-Cola decidiu comemorar os 125 anos da empresa de forma inusitada: transferindo seu maior tesouro, a fórmula de produção do refrigerante mais famoso do mundo. O segredo, guardado a sete chaves, digo, no cofre do SunTrust Bank Inc, passou agora para o Museu Mundo da Coca-Cola, em Atlanta, nos Estados Unidos.
A “fórmula secreta”, que data de 1886, estava no cofre do banco desde 1925. Trancada em uma caixa de metal à qual pouquíssimas pessoas na empresa tinham acesso, ela agora está dentro de um cofre muito hi-tech com teclado alfa-numérico e scanner digital.
A transferência foi bem comemorada pela empresa, mas há quem diga que a decisão só foi tomada depois que o banco SunTrust decidiu começar a vender suas ações da Coca-Cola a partir de 2007. Foi a instituição que cuidou de toda a papelada da companhia, quando ela decidiu abrir seu capital em 1919. Na transação, o SunTrust recebeu ações da empresa e houve um momento em que chegou a ter 48 milhões de ações, o que em dinheiro de hoje daria algo como US$ 3,194 trilhões. Hoje, o mercado estima que o banco tenha ainda 30 milhões de ações.
A fórmula da Coca-Cola é considerada um dos grandes segredos industriais. Ela teria sido criada pelo farmacêutico John S. Pemberton em 1886. Para fazer com que poucas pessoas tivessem acesso à receita, ele a escreveu e guardou. Não se sabe quanto exatamente poderia valer o segredo, mas para se ter uma ideia do seu alcance, basta dizer que a Coca-Cola vende 1,7 bilhão de produtos todos os dias em 200 países.
E pensar que ainda houve época, nos anos 1980, em que muitos chegaram a prever a derrocada da Coca-Cola, diante do avanço da Pepsi, dizendo que a companhia "estava morta" e que o sucesso era coisa do passado. Se isso não é sucesso... De http://epocanegocios.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário