Getty Images

Pesquisadores da Asahi Kasei Corporation, multinacional química japonesa, testaram diferentes métodos de remoção de manchas em tecidos propositalmente sujos com suco de laranja, suco de tomate e substâncias semelhantes ao suor. A conclusão foi surpreendente: a luz de LED azul de alta intensidade removeu muito mais manchas do que a água sanitária ou a exposição aos raios UV.
“Nosso método utiliza luz azul visível em combinação com o oxigênio do ambiente, que atua como agente oxidante para conduzir o processo de fotobranqueamento. Essa abordagem evita o uso de produtos químicos agressivos normalmente necessários em métodos convencionais, tornando-a intrinsecamente mais sustentável”, explicou o cientista Tomohiro Sugahara, na publicação.
Para entender como o estudo funcionou especificamente nas manchas amarelas, é importante saber que essa coloração é causada pelo esqualeno e pelo ácido oleico — substâncias presentes na oleosidade da pele e no suor. No experimento, os pesquisadores comprovaram que o LED azul clareou essas manchas com eficácia, sem danificar os tecidos. A técnica também foi eficiente em manchas de suco de laranja e tomate.
“Descobrimos que a irradiação com um diodo emissor de luz azul de alta intensidade em condições oxigenadas promove a decomposição oxidativa desses compostos em substâncias incolores, como aldeídos e ácidos carboxílicos, sem a necessidade de oxidantes ou solventes orgânicos. Diferente da fotodegradação por UV, que pode gerar cromóforos secundários e danificar tecidos, o processo proposto atinge seletivamente os componentes coloridos, mostrando-se mais versátil que o branqueamento por UV”, descreve a pesquisa.
Com a descoberta, a expectativa agora é desenvolver um sistema de iluminação para uso doméstico, industrial e, claro, comercial. “Essa tecnologia reduz o impacto ambiental do branqueamento ao evitar agentes oxidantes convencionais, como o peróxido de hidrogênio [alvejante]. Além disso, por dispensar solventes, pode ser usada em tecidos delicados, tornando-se um método de limpeza sustentável e promissor.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário