Rinaldo de Oliveira - snb
Cientistas da Coreia do Sul descobriram como melhorar o olfato sem cirurgia. Agora querem recuperar a capacidade de sentir cheiros de quem perdeu.
- Foto: Kathrin Pienaar/ Pixabay

O olfato foi melhorado usando ondas de rádio, revelou uma nova pesquisa feita por pesquisadores das universidades de Hanyang e Kwangwoon na Coreia do Sul.
Os resultados, publicados na revista APL Bioengineering, mostraram que o método, aplicado apenas uma vez e de forma indolor, ampliou o olfato dos participantes por mais de uma semana. “O método é completamente não invasivo — sem necessidade de cirurgia ou produtos químicos — e seguro, pois não superaquece a pele nem causa desconforto”, disse o autor do estudo, Professor Jang Yon-woong.
A pesquisa
Os tratamentos atuais geralmente usam “aromas” fortes ou medicamentos que podem causar desconforto nos pacientes e poucos são eficazes para quem perdeu o olfato, por lesão cerebral ou por covid-19.
O novo método para regenerar o olfato usa ondas de rádio para atingir diretamente a parte do cérebro responsável pelo sentido, sem causar dor.
Os pesquisadores descobriram isso ao melhorar o olfato em pessoas que sentem cheiro normalmente. Mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário