Vitor Guerras - SNB
O novo exame de sangue deve ajudar pacientes com câncer a conseguir tratamentos e diagnósticos mais rápidos para iniciar as terapias
Foto: kukhunthod/iStock

O Reino Unido se tornou o primeiro do mundo a adotar a chamada biópsia líquida como etapa inicial no diagnóstico e tratamento.
“É emocionante ver essa abordagem nos ajudando a escanear o corpo com um único exame de sangue. Isso nos dá velocidade e precisão para salvar mais vidas”, disse Peter Johnson, diretor clínico nacional do NHS.
Como funciona
O exame de sangue detecta o ctDNA, pequenos fragmentos de DNA tumoral que circulam na corrente sanguínea. Com base nesses fragmentos, é possível identificar mutações genéticas específicas e indicar o melhor tratamento para cada caso.
Essa tecnologia representa um grande avanço em tratamentos mais personalizados, que respeitam o tipo e o comportamento de cada câncer.
Segundo dados do NHS, o exame já foi utilizado em mais de 1.600 pacientes com suspeita de câncer de pulmão e em 600 mulheres com câncer de mama avançado.
Mais rápido
O tempo é um fator crucial no tratamento do câncer.
Nos testes iniciais com pacientes com câncer de pulmão, o exame de ctDNA conseguiu antecipar o tratamento em até 16 dias.
Além de proporcionar diagnósticos e tratamentos mais rápidos, o teste também representa uma economia para o sistema público de saúde.
Segundo uma avaliação independente, o NHS pode economizar aproximadamente 11 milhões de libras por ano só com os casos de câncer de pulmão.
Outros tipos de câncer
Diante do sucesso, o NHS quer expandir o uso do teste para outros tipos de câncer, como pâncreas e vesícula biliar.
“Esta é a primeira vez que implementamos nacionalmente uma estratégia de ‘biópsia líquida primeiro’. Isso nos mostra que é possível revolucionar o tratamento do câncer com algo tão simples quanto uma coleta de sangue”, concluiu o professor Alastair Greystoke, líder do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário